A semana no Rio Grande do Sul começou com tempo cinzento, muitas nuvens baixas e bastante nevoeiro e neblina em diversas cidades gaúchas. Vai terminar também com elevada umidade, mas não por cerração e sim por muita chuva.
O Rio Grande do Sul teve um fim de semana cinzento em muitas localidades, embora o sol tenha aparecido em parte do terriório gaúcho. Milhões de gaúchos experimentam um começo de mês de muita umidade e abundante nebulosidade com nevoeiro e neblina persistentes em diversas cidades.
O sol predomina no Rio Grande do Sul entre esta segunda-feira e a quarta-feira com noites frias e tardes com marcas agradáveis. O sol aparece com nuvens na maior parte do Rio Grande do Sul nesta segunda, entretanto ainda se espera a presença de nevoeiro, neblina e nuvens baixas em diversos municípios. Na maioria, o sol já aparece de manhã, mas em alguns pontos a cerração pode tarde mais a se dissipar.
As madrugadas de terça e quarta devem ser as mais frias na maior parte dos municípios, podendo gear fraco em pontos dos Aparados. Na quarta, o sol prevalece no estado, mas já não se descarta chuva em pontos mais ao Sul gaúcho.
O tempo começará a mudar de forma mais significativa na quinta com frente fria que trará chuva na Metade Sul. Na Metade Norte, onde o sol aparecerá nuvens, a tarde será quente para os padrões de julho.
Na sexta, a chuva toma conta do estado e será forte em diversos municípios. Há a possibilidade de um ciclone se se formar na costa do Rio Grande do Sul entre o final da sexta e o começo do sábado, assim que o final desta semana exigirá muita atenção, especialmente nas áreas castigadas pelo ciclone de junho.
A MetSul Meteorologia adverte que os volumes de chuva no final desta semana no estado poderão ser altos em diversos municípios e até localmente excessivos, com risco de transtornos para a população.
Será uma situação a ser atentamente monitorada durante a semana.