Uma vitória no tempo normal era tudo que o Cerro Largo Futsal/Lojas Becker precisava para avançar de fase. O resultado positivo veio, com 6x1 sobre o BR Futsal, na noite de sábado, 4 de novembro, pelas quartas de final do Gauchão Série B, após um empate em 1x1 no jogo de ida. Com isso o Leão Missioneiro está nas semifinais da competição.
Apesar do placar elástico, a partida poderia ter rumos diferentes, devido à dificuldade do primeiro tempo, onde, após alguns sustos, a duras penas, o Cerro conseguiu fazer 1x0 e ir para o intervalo com a vantagem. O ginásio Roque Nedel não estava lotado, mas recebeu um grande público, que acompanhou uma ótima atuação do Leão Missioneiro.
Na mesma data da partida Cerro x BR, o Gauchão Série B conheceu seus demais semifinalistas. Além do Cerro Largo, são eles: AAGF de Agudo, AEF de Entre-Ijuís e APF de Gentil.
O Cerro pega a APF de Gentil nesta próxima fase, com o primeiro jogo programado para o sábado, 11 de novembro, a partir das 20h, em Gentil. Os dois finalistas têm a vaga garantida para o Gauchão Série A 2024.
Em um clima agradável, o ginásio Roque Nedel foi recebendo aos poucos a comunidade de Cerro Largo e região. A delegação de Pelotas também chegou cedo, após uma longa viagem. Em quadra, o técnico do Cerro, Rodrigo Ferreti, começou com Black no gol, mais Rogério Paulista, Peixoto, Matheus e Rafinha. Os donos da casa começaram com marcação alta e a primeira finalização veio com Rafinha, próximo da marca do escanteio, em bola que explodiu no goleiro Carlos Junior.
A partida foi se desenrolando com poucas oportunidades de finalização com perigo de gol, mas, aos 7min44seg, Gui Falcão interceptou lançamento do goleiro e tocou para Giorgi Lucas, que bateu em seguida, sem perder tempo, mas a bola bateu na trave, a poucos centímetros do travessão! Menos de um minuto depois, Giorgi, na ala oposta à da sua finalização, inverteu para Deivid Brazeiro, que bateu direto, cruzado, e Carlos Junior tirou com o antebraço.
Apesar do bom momento, as faltas começaram a atrapalhar a vida do Cerro, que cometeu a quarta infração ainda antes de o primeiro tempo chegar na metade. Assim, o jogo ficou mais tenso e os donos da casa tiveram que tomar mais cuidado. Em outra grande oportunidade, no erro de passe do BR, Deivid interceptou, puxou pro lado e inverteu para a área, mas a bola passou entre Gui e Giorgi!
Com 7min30seg restantes para o final do primeiro tempo, Peixoto fez grande jogada pelo meio, limpando um marcador e chutando direto, mas Carlos Junior foi ainda melhor na defesa. O goleiro visitante estava mesmo sendo o diferencial, só que, após disputa de bola entre Matheus e Lima, na ala direita, Peixoto tocou para Rafinha, que tirou do marcador na entrada da área e bateu forte, já perdendo o equilíbrio, mas o chute foi preciso e abriu o placar, faltando 4min26seg para o final do primeiro tempo!
O BR saiu mais para o ataque após o gol sofrido, mas, no geral, a pressão por parte do Cerro seguiu, até porque o Leão Missioneiro não cometeu a quinta falta. O goleiro Carlos Junior seguiu sendo de longe o mais acionado, praticando defesas como uma em chute de longe de Thauan, quando faltava pouco mais de 1min para o final do primeiro tempo. O Cerro conseguiu levar o resultado positivo de 1x0 para o vestiário.
O Cerro Largo voltou do intervalo com a mesma formação. A primeira grande chance foi do BR, que fez algo que ainda não havia feito em todo o primeiro tempo, chegando bem com Vinicius Andrades, que carregou pela ala direita, em falha de marcação do Cerro, e chutou uma bomba, para uma grande defesa de Black, com 19seg de jogo.
Black salvou mais uma vez segundos depois, após cobrança de escanteio e, no contra-ataque, a bola sobrou para Peixoto, que disparou da quadra de defesa. Passando para a quadra de ataque, ele deixou um marcador na saudade, fintou o goleiro Carlos Junior e, no contrapé do goleiro, que foi para defender uma bola rasteira, Peixoto bateu alto, marcando um golaço, com apenas 39 segundos de bola rolando no segundo tempo!
O gol de Peixoto colocou de vez o Cerro na pressão pra cima do adversário. Em novo lance de ataque, Rafinha segurou no pivô e Rogério Paulista mandou um petardo que Carlos Junior tirou pra fora com o puro reflexo, tirando o grito de gol da torcida. Porém, a porteira já estava aberta e o Cerro só aproveitou. Com 6min42seg, Giorgi Lucas marcou o terceiro. Ele recebeu de Thauan, na lateral, ganhou do marcador na corrida e fuzilou da entrada da área: 3x0!
Com metade do segundo tempo já superada, o Cerro marcou o quarto gol. Pela ala direita, Peixoto, novamente, deixou o marcador comendo poeira e deu o passe para André Maluko, dentro da área, tocar no canto oposto de Carlos Junior, aos 10min43seg. A partir daí o BR entrou com Guilherme Bauer como goleiro linha. O Cerro chegou à quinta falta na sequência, mas, restando 7min24seg, na jogada de goleiro linha do BR, Matheus Carvalho marcou o quinto gol do Cerro, mandando para o arco sem goleiro.
O BR conseguiu descontar faltando 6min51seg, com Guilherme Bauer, mas já não era possível fazer o crime em Cerro Largo, porque a vaga era do Leão Missioneiro. Isso se confirmou ainda mais restando 1min12seg, quando o time da casa cometeu a sexta falta e, na cobrança de tiro livre, Black pegou o chute de Vini Andrades. Com o cronômetro marcando o último minuto de jogo, Giorgi fechou o placar, mais uma vez na jogada de goleiro linha do BR. Fim de jogo: 6x1 para o Leão Missioneiro!