Cerro Largo, 24 de novembro de 2024. Bom dia!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 05/08/2021 12:54:40 • São Pedro do Butiá

Lançado programa de incentivo aos produtores de leite

Com a iniciativa, o Município custeará perfuração de poços artesianos
Lançamento aconteceu no CTG Estância de São Pedro (Foto: Assessoria de Imprensa)

Na tarde de terça-feira (3/8), foi realizada uma audiência pública no CTG Estância de São Pedro, em São Pedro do Butiá, organizada pela Administração Municipal em parceria com a EMATER.

Na ocasião foi lançado o Programa Municipal de Perfuração de Poços Artesianos para Produtores de Leite, em que o Município custeará totalmente os serviços de perfuração de poços, bem como fornecer os tubos geométricos para o revestimento das partes mais superficiais dos poços a serem perfurados, cabendo ao produtor a contrapartida na aquisição da bomba, canos e fios e demais itens para garantir o fornecimento de água para a propriedade leiteira.

Na audiência, estiveram falando aos presentes o prefeito José Henrique Heberle, o vice-prefeito e secretário da Agricultura Valter Antônio Seibert, a extensionista e chefe da EMATER Marlene Jacinta Anschau e o engenheiro agrônomo e licenciador ambiental municipal Carmo José Heinzmann, que apresentaram aos produtores o objetivo do programa, bem como os critérios de enquadramento. Além disso, foi oferecida a oportunidade para que os produtores pudessem realizar questionamentos e esclarecer dúvidas.

O referido programa visa valorizar o produtor de leite para que o mesmo possa desenvolver suas atividades, gerando renda e principalmente tendo água de qualidade para os animais, que muitas vezes em períodos mais secos acabam sendo prejudicados, sobrecarregando o uso da água da rede pública

Neste primeiro momento, serão enquadrados produtores que possuem acima de 30 vacas, entre outros critérios de seleção. Inicialmente o Município irá licitar a perfuração de 2 mil metros de poços, contemplando de 10 a 15 produtores, dependendo da profundidade necessária para cada poço.

A intenção é seguir com o programa nos anos seguintes, dando a devida continuidade para poder auxiliar os demais produtores que não participaram desta primeira etapa. Além disso, estuda-se beneficiar produtores de outras atividades, tais como suinocultura e os do setor de hortifrutigranjeiros, que ainda não possuem poços em suas propriedades.

Fonte: Assessoria de Imprensa
programa
incentivo
produtor de leite
poço artesiano
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp