


O Dia Internacional do Idoso é comemorado anualmente no primeiro dia de outubro. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1991, com o objetivo de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa. Sabemos que todos os seres humanos têm história, única e especial, principalmente as pessoas que já passaram dos 60 anos, mas jamais deixaram de ser jovens no que concerne aos seus sonhos, realizações e a vontade de viver de forma harmoniosa com seus semelhantes e notadamente com seus familiares.
Salvador das Missões tem um número expressivo idosos. As pessoas com mais de 60 anos são um grupo social numeroso e de muita importância, não só pela experiência, mas por todos os anos dedicados a nossa comunidade em vários setores. A sociedade tem o dever de bem tratar seus idosos e por isso ela tem de ser, constantemente, conscientizada, a começar pelas crianças, na escola e no seio da família. A sociedade que trata bem seus idosos é uma sociedade civilizada. Não devemos esquecer que todos nós ficaremos mais velhos. Quando você respeita o idoso, você respeita a si mesmo, o seu futuro e destino.
A secretária de Assistência Social e do Idoso, Cristiane Schmidt, usou a palavra e falou da importância dos grupos de idosos e que a Secretaria está empenhada em organizar ações e projetos que beneficiem esse público em especial. Em sua manifestação, o prefeito Vilson Schons explanou aos presentes sobre os projetos já implantados e direcionados para os idosos em Salvador das Missões, bem como reiterou a gratidão da administração municipal a cada um dos salvadorenses que estão sempre trabalhando para o progresso e desenvolvimento do nosso município.
Marcando o Dia do Idoso 2021, a Administração Municipal fez a entrega de uma térmica com capa personalizada como lembrança desta data e que que será usada nos Grupos Associados da Terceira Idade do município: Bem Viver, São José, Reviver, Sempre Unidos e Rosa Mística.
O dia 1º de outubro de 2021, marcou também a retomada das apresentações da Banda Municipal, que desde agosto está realizando ensaios, depois de um longo período inativo devido às restrições importas pela pandemia. A Banda Municipal tem um repertório variado, e a alegria e motivação dos integrantes é um exemplo para a nossa comunidade.
Aos idosos podemos dizer: "Cada marca em seus rostos representa a experiência de vida que os Senhores e Senhoras tem para nos oferecer. Lágrimas e sorrisos traduzem seus melhores feitos. Nossa gratidão e carinho a todos os idosos salvadorenses. E que seus exemplos de vida nos tornem pessoas mais sensíveis, carinhosas e felizes".