Proporcionar o acesso a uma fonte de água potável para o consumo das criações, foi o objetivo de um esforço conjunto da Prefeitura Municipal de São Pedro do Butiá e equipe da Emater/RS-Ascar, ao realizar um trabalho de proteção de vertente na Linha Santa Terezinha.
Trabalho que contou com a boa vontade da família de Paulo Cesar Kist, que permitiu que este trabalho fosse feito em sua propriedade para beneficiar vizinhos, bem como fornecer água para a instalação de abastecedouro público.
Foi com muita satisfação que o produtor rural Rudinei Kuhn viu chegar a água potável direto da fonte que fica a 1200 metros distantes de sua casa. Antes a água utilizada para a dessedentação dos animais vinha da rede pública, pois na propriedade não existe água limpa e de qualidade.
Para realização do trabalho, foi seguido o que estabelece a Resolução 361/2017 do Consema, que trata sobre o tema, sendo respeitada a legislação ambiental vigente.
A Administração Municipal pretende facilitar e incentivar mais famílias a seguir este exemplo, pois água de qualidade é fundamental para a saúde humana e animal, além de economizar a água bombeada e clorada, que é paga por todos os munícipes.
Produtor rural: Estás interessado em recuperar ou proteger a sua fonte? Se informe na Secretaria da Agricultura ou Emater de São Pedro do Butiá sobre esse assunto, pois há interesse em lhe ajudar nesta tarefa e dar sequência a esse trabalho.