


A Coopermil, uma das cooperativas mais conhecidas da região Noroeste está completando seus 65 anos de existência e atuação nesta quinta-feira, dia 27 de agosto.
E fazer mais de seis décadas de atividades, não é uma data que pode passar despercebida. Para o Conselho de Administração da Coopermil "o segredo é, que com todos juntos, unindo forças, a cooperativa foi se fortalecendo, atingindo uma expressão econômica regional de suporte econômico de seus associados e colaboradores".
Assim desde 1955, com a missão de organizar as atividades agropecuárias de forma cooperativada e diversificada, com tecnologia, qualidade e rentabilidade, a Coopermil vem contribuindo, dia após dia, para um crescimento econômico sustentado e melhor qualidade de vida de seus associados.
Hoje a Coopermil se faz presente em mais de 25 municípios da região Noroeste, por meio de uma diversificada área de negócios. Ao longo destes anos, a Coopermil tem gerado riquezas e retorno de ICMS nos municípios onde atua, contribuindo com o poder público para uma melhor qualidade de vida de seus munícipes.
Entre as principais conquistas nesta sua trajetória, está o crescimento constante, consolidado e planejado estrategicamente. "Isso tem sido o diferencial da Coopermil na sua história ao longo destes anos, aliado a política de pagamento do retorno ao quadro social, valorizando a participação do associado na cooperativa", diz o diretor presidente Joel Antônio Capeletti.
É necessário também destacar que nestes 65 anos, houve muitas vitórias, mas também dificuldades. Algumas provocadas pelo clima, outras por políticas econômicas ou situações que fogem ao planejamento, mas que foram e são enfrentadas pela união do quadro social que sempre teve a Coopermil como seu porto seguro.
A diversificação de negócios, o apoio tecnológico ao produtor, a garantia de comercialização, a transparência em suas ações e a credibilidade construída pela Coopermil ao longo de sua história são determinantes para a história de sucesso construída a várias mãos, entre associados, colaboradores e comunidade regional.
Recentemente, as mudanças ocasionadas pelo coronavírus, também trouxeram muita preocupação à Coopermil. "Por atuarmos em negócios considerados como essenciais, precisamos nos adequar rapidamente as medidas de prevenção, focando na segurança de nossos colaboradores e da comunidade. Buscamos adaptar nossas estruturas da melhor forma possível para que nossos clientes e associados pudessem suprir suas necessidades de uma forma segura", frisa.
"Poder compartilhar, com todos os associados e associadas, a alegria de estarmos completando mais um ano de realizações, inspirados na filosofia dos fundadores, de uma busca constante do equilíbrio de nossas ações e o bem-estar da Coopermil, continua sendo a nossa bandeira. É Acreditando e Investindo Nesta Terra que seremos, passo a passo, ainda mais fortes", acrescenta Capeletti.
Atualmente, a Coopermil conta com 850 colaboradores, atuando em 16 unidades de atendimento ao associado, 12 supermercados, seis postos de combustíveis, 19 lojas agropecuárias, 19 unidades de recebimento de grãos, uma fábrica de rações, uma Unidade de Beneficiamento de Sementes, uma Área de Validação de Pesquisas, além dos Centros de Distribuição de Supermercados e Insumos Agropecuários e da sede administrativa da cooperativa.
Capeletti ainda destaca que nos próximos dias serão inauguradas mais duas unidades da cooperativa com toda a estrutura de atendimento e recebimento, sendo uma em Santo Ângelo e outra em Linha Boa Vista (Santa Rosa), além da entrada em operação nos próximos meses da PCH (Pequena Central Hidrelétrica) da Coopermil em Guarani das Missões, marcando assim a passagem do aniversário de 65 anos.