Em torno de 900 pessoas, vindas de 21 municípios da região missioneira, integraram-se ontem (21/8) no 7º Fórum pela Vida nas Missões.
O evento é a culminância de uma sólida caminhada e do trabalho de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) com plantas bioativas, seja para uso humano ou animal, desenvolvido pela Emater/RS-Ascar na região.
Em São Pedro do Butiá, onde foi realizada a 7ª edição, o evento foi promovido em conjunto com a Prefeitura e contou com diversos apoiadores locais.
Ao longo dos últimos anos, o Fórum passou a incorporar variados temas importantes voltados à educação e promoção da saúde.
Com o tema "Sua vida muda quando você muda", o Fórum pela Vida nas Missões teve em sua programação palestras sobre comportamento humano e saúde e sobre uso racional da medicação. Também foram apresentados os resultados de levantamento sobre uso de plantas medicinais no município, o projeto desenvolvido com pessoas com deficiência por meio do Grupo de Inclusão Social do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), que emocionou com peça teatral, e explanação sobre plantas medicinais na valorização do conhecimento popular.
O público vibrou também com as apresentações culturais do Grupo de Canto Singen bring Freude e da Invernada Artística do CTG Estância de São Pedro. Ao longo do dia, puderam ser conferidas exposição e comercialização de artesanato e produtos coloniais.
Quem participou também teve a oportunidade de levar para casa mudas de plantas medicinais que podem ser aproveitadas de acordo com as orientações apresentadas durante palestras.
Na próxima semana é a vez de São José do Inhacorá sediar o Fórum pela Vida, desta vez, com a participação de mais de 20 municípios da Fronteira Noroeste. Será no dia, no ginásio municipal de esportes, a partir das 8h45min, com o tema "Deixe Viva a sua Vida".