O atleta cerro-larguense Jean Oliveira da Silva, atualmente radicado em Horizontina, no último final de semana disputou duas provas paralímpicas, ambas no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo (SP).
Jean foi medalha de ouro nos 1.500 metros e também nos 5.000 metros, na primeira fase do Circuito Brasil Paralímpico Loterias Caixa.
Com estes resultados, o atleta se mantém líder brasileiro do ranking da categoria T12 nos 1.500 e 5.000 metros.
"Quero agradecer a toda minha família que sempre acreditou em meu esforço e estão sempre torcendo por mim, minha família de Horizontina também que hoje faz parte da minha vida. Obrigado aos amigos que estavam na torcida, mandaram muitas mensagens e energia positiva", escreveu em sua rede social.
"Obrigado ao meu treinador Dalvane dos Santos, que sempre está dando o máximo para nos ver bem. Obrigado ao Emanuel Greff, meu irmão que não é de sangue e me ajuda muito", completou.
Jean, ao final do post, elencou mais alguns agradecimentos: Dalvane dos Santos, Lucila Pereira, Pai, Academia DS, Barbearia Oskar, Óticas Elo horizontina, Metalúrgica Caldeira, Poli, Sygma Cronometragem, ACELCOR, Rodrigo Rambo Petri e CMD Cerro Largo.
ÍNDICE PARALÍMPICO
O corredor, que é destaque nas corridas da região Noroeste nos últimos anos, tendo vencido diversas etapas do Circuito Regional de Corridas de Rua, migrou para as provas de pista em busca do índice paralímpico.
Os Jogos Paralímpicos de 2024 serão disputados em Paris (França), com início marcado para o dia 28 de agosto de 2024. A Cerimônia de Abertura será o pontapé inicial para o evento esportivo que durará 12 dias.
CATEGORIA T12
Jean Oliveira da Silva, que tem deficiência visual, compete na categoria T12, para atletas com baixa visão. Os atletas da T12 não são obrigados a competirem com os atletas-guia, ficando a critério de cada um a utilização destes. Utilizando ou não os guias, os atletas também têm direito a duas raias.
O CIRCUITO
O Circuito Brasil Loterias Caixa é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pelas Loterias Caixa.
Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, natação e halterofilismo. Composto por quatro fases regionais, duas nacionais e um Campeonato Brasileiro de cada modalidade, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país.