Tapetes e caixas de lenha devem ficar a uma distância segura. Início da estação fria tem provocado aumento deste tipo de ocorrência
Com a chegada das baixas temperaturas provocadas pelo inverno, o Corpo de Bombeiros de São Luiz Gonzaga tem registrado um aumento no número de ocorrências relacionadas à princípios de incêndios em residências do município. Em entrevista ao programa Cidade Alerta, da Rádio Missioneira, o sargento Fabiano Maciel esclareceu pontos importantes sobre os cuidados que os moradores precisam ter, a fim de evitar maiores transtornos.
LAREIRAS
O sargento Maciel ressalta que lareiras em alvenaria (tijolos e cimento) acumulam muita fuligem na chaminé, oriunda da queima da madeira. Este resíduo é extremamente inflamável e acaba obstruindo a saída da fumaça. O calor pode gerar uma combustão e ocasionar um princípio de incêndio.
O profissional recomenda que durante o verão, o proprietário realize uma limpeza da chaminé, removendo a fuligem acumulada. Durante o inverno, deve-se ficar atento a qualquer sinal de anomalia, como por exemplo, se a fumaça está voltando para dentro da residência, um sinal claro de que ela está entupida.
Em relação às lareiras metálicas, proprietários precisam ter cuidado com o isolamento do equipamento, principalmente no forro da residência. Tetos de PVC e madeira acabam aquecendo e incendiando com o calor da chaminé. Recomenda-se, também, que se verifique o isolamento do cano, observando se não há rachaduras por onde possam passar faíscas.
O Sargento salienta a importância do uso de anteparos (grades) em frente a lareira, para evitar que brasas caiam para fora. Recomenda-se, também, evitar o uso de tapetes em frente à entrada da lareira.
FOGÕES A LENHA
Caixas de lenha devem ficar a uma distância segura, nunca embaixo do fogão, evitando que brasas possam cair e provocar princípios de incêndios.
O Bombeiro ainda alerta sobre o cuidado em colocar roupas para secar em frente aos fogões a lenha ou lareira. A atenção deve ficar redobrada sempre que utilizar o procedimento, já que roupas são materiais extremamente inflamáveis.