Cerro Largo, 15 de julho de 2025. Boa Tarde!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 04/09/2019 16:41:28 • Educação

DAGRO divulga Nota de Repúdio

Diretório do curso de Agronomia se posiciona contra ocupação do Bloco A do Campus

O Diretório Acadêmico do curso de Agronomia da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, campus Cerro Largo – RS, doravante denominado DAGRO, entidade representativa dos discentes do curso de Agronomia desta universidade, vem através deste manifestar o seu completo repúdio ao ato ocorrido na manhã desta segunda-feira, dia 02/09/2019, onde um pequeno número de militantes vinculados ao corpo discente da UFFS, num ato de apropriação, tomaram o controle das dependências do Bloco A desta instituição pública federal, impedindo acadêmicos, professores, servidores, terceirizados e qualquer outro indivíduo de adentrare fazer uso do mesmo para exercer suas atividades de estudo e trabalho. Uma clara manifestação ilegal de impedimento do direito de ir e vir em um espaço público federal, de acesso irrestrito; em benefício da manifestação de pautas diversas.

Assim, observando a Resolução nº 7 do CONSUNI, que aprova oRegimento Disciplinar do Corpo Discente da UFFS de 2019, que versaem seu cap. III, art. 6º, inciso II e VIsobre os direitos dos integrantes do corpo discente da UFFS, e especialmente em seu cap. III, art. 8º, inciso XVI cita que:

"São condutas proibidas aos integrantes do corpo discente da UFFS:
IV - perturbar as atividades de ensino, pesquisa, extensão e administração desenvolvidas na instituição;
XVI - impedir ou tentar impedir a entrada de servidores, estudantes e outras pessoas autorizadas, nos espaços da Universidade;"

Pede-se a Direção do Campus de Cerro Largo, ou ao órgão competente, que tome as medidas cabíveis em relação à este fato e aos autores do mesmo, considerando as sanções disciplinares previstas neste regimento, caso necessário. Esta conclamação surge em vista da grande insatisfação observada nos associados ao DAGRO, acadêmicos de Agronomia que tiveram tolhido seu direito constitucional e regimental de frequentar as atividades acadêmicas, adicionado à frequência de manifestações desta natureza que, na maioria das vezes não condizem com as suas condutas e interesses dentro da Universidade.

À comunidade regional, gostaríamos de salientar que este tipo de atos que vem ocorrendo no espaço da Universidade Federal da Fronteira Sul campus Cerro Largo é praticado por pequena minoria de estudantes, organizados em associação atrelada à UNE – União Nacional dos Estudantes. Salientamos nosso empenho enquanto curso de Agronomia, em obter a formação almejada, visando fazer jus ao investimento público realizado, e assim futuramente, retornar este investimento para a sociedade, especialmente na região de abrangência do campusCerro Largo, de matriz econômica essencialmente agropecuária.

Ainda, expressa-se a total liberdade de manifestação da opinião política, partidária, estudantil, ou seja qual for, de qualquer indivíduo representado pelo DAGRO – órgão apartidário e laico – assim como de toda comunidade universitária, contanto que haja o devido respeito garantido legalmente aos demais indivíduos, livres para concordar ou não com tais opiniões, sem que isso lhes seja motivo de discriminação, chacota, difamação, humilhação e injúrias em redes sociais ou em outros meios.

Cerro Largo, 02 de setembro de 2019

CHRISTIAN SCHARDONG
Presidente do Diretório Acadêmico da Agronomia

Fonte: Diretório Acadêmico do curso de Agronomia da UFFS-Cerro Largo
ufffs
uffs cerro largo
dagro
agronomia
nota de repúdio
ocupação
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp