Há oito anos, a empresária Eliane Pelentir recebeu um diagnóstico que mudou a sua vida. Após enfrentar muitos problemas de saúde e consultar com vários médicos, um exame apontou que ela tinha lúpus (Lúpus Eritematoso Sistêmico - LES), uma doença autoimune, que é quando o sistema imunológico do corpo ataca seus próprios tecidos e órgãos. Essa condição é capaz de afetar diversos sistemas do corpo. O lúpus não tem cura, mas tem controle.
Eliane decidiu enfrentar essa nova realidade, com os tratamentos médicos e também com o auxílio da PNL (Programação Neurolinguística) e da PNT (Programação Neuroevolutiva Transformacional). A partir daí seguiu com seus projetos profissionais e pessoais, inclusive tendo mais uma filha "no susto, pois meu médico não recomendava uma nova gravidez".
Em depoimento para o documentário, Eliane lembra que muitas vezes se questionou. "Será que uma técnica da PNT terá o poder de me ajudar numa doença autoimune? Ou mais ainda, me curar? Será? Foram momentos de muita força!"
"Teve um dia que acordei pela manhã e tive a certeza que estava curada. Eu senti algo que nunca havia sentido. Uma disposição intensa. Uma alegria. Parecia que aquela razão, aquele amor pela vida tinha retomado", diz Pelentir.
Então ela decidiu fazer um exame, mesmo sem requisição médica. "Depois de sete dias, para minha surpresa, os exames retornaram e nenhum deles deu reagente", conta.
Eliane do Amaral Rodrigues Pelentir tem 37 anos e é natural do Rincão dos Victor, em Giruá. Casada com Régis, é mãe de Kauan, Luma e Lorena.
Reside em Cerro Largo desde 2004, quando veio com seu esposo para aqui empreender. Primeiro abriu o Instituto Dux/Unopar, que oferece cursos profissionalizantes, cursinhos preparatórios para concursos públicos, aulas de danças, treinamentos esportivos e ainda cursos de graduação e pós-graduação.
Depois, abriu a loja Hércules Moda Homem, especializada em moda masculina.
E a franquia da Mais Natural, que se dedica à comercialização de produtos naturais, é seu empreendimento mais recente.
O Instituto Tânia Zambon, de São Paulo (SP), está gravando um documentário com empreendedores que superaram adversidades e seguiram firmes com seus propósitos.
Estão sendo entrevistadas 10 pessoas, no Brasil todo. No Rio Grande do Sul, três empreendedores participam do projeto, inclusive Eliane Pelentir.
No último final de semana, uma equipe de TV estava na região, fazendo gravações em Giruá, terra natal de Eliane, e também em Cerro Largo, com tomadas em sua residência, nas suas empresas e alguns locais do município.
O documentário será finalizado em 15 de fevereiro, num grande evento em São Paulo (SP). Na ocasão, Eliane se encontrará com especialistas, que abordarão questões científicas relacionadas ao seu caso.
Após a edição, finalização e lançamento, o programa será distribuído em plataformas de streaming.
Assista um depoimento de Eliane AQUI.
O comando das gravações do documentário está a cargo do autor, roteirista, jornalista e publicitário Lalo Homrich, doutor em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio (2020) e mestre em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015).
Na TV Globo, Lalo foi autor colaborador da novela Nos Tempos do Imperador, além de ter atuado como roteirista no programa Encontro com Fátima Bernardes e pesquisador de conteúdo no programa Caldeirão do Huck.
Em 2021, Homrich assinou o roteiro de duas séries documentais na Globoplay: Orgulho Além da Tela e Gilberto Braga: meu nome é novela.