Massa de ar frio vai trazer madrugadas muito frias para esta época do ano com temperaturas mínimas de meses de inverno e formação de geada no final desta semana no Rio Grande do Sul
Uma massa de ar frio que começa a ingressar no Rio Grande do Sul e se reforça a partir da metade da semana será a grande protagonista do tempo no estado gaúcho na semana que se inicia e trará condições de clima de inverno com minimas baixas e formação de geada. A primeira metade da semana ainda tem instabilidade em algumas regiões enquanto a segunda deve ser marcada pelo predomínio do tempo firme com muito sol.
Hoje, o sol aparece com nuvens na maior parte das cidades gaúchas, mas em parte do estado ainda ocorrem momentos de maior nebulosidade. O tempo vai seguir instável e sujeito à chuva localizada, que isoladamente pode ser forte, na Metade Norte gaúcha. Nas demais áreas, qualquer instabilidade será mais localizada.
Ar mais frio vai começar a ingressar pelo Sul e o dia será ameno no Sul, no Centro e no Oeste gaúcho, onde as mínimas desta segunda ocorrerão à noite. Faz frio na Metade Sul no fim do dia. Já na Metade Norte, o ar segue mais quente e instável com máximas mais altas.
Na terça, o sol aparece com nuvens em grande parte do Rio Grande do Sul, porém parte do estado segue com maior presença de nuvens em algumas horas do dia. Persiste a chance de chuva em locais mais ao Norte do estado assim como no extremo Sul gaúcho. O dia começa frio na fronteira com o Uruguai, Campanha, Sul e no Oeste. A tarde será amena e agradável.
Na quarta, a aproximação de uma ciclone extratropical traz nuvens para o Rio Grande do Sul, mas o sol aparece em muitas cidades. A parte mais intensa da massa de ar frio chega e pode induzir chuva em alguns pontos como do Sul e do Leste do estado. A tarde será a de menor temperatura até agora no ano em muitas cidades com máximas generalizadas abaixo dos 20ºC e frio na Serra. À noite, frio toma conta do estado.
A quinta-feira terá sol e nuvens esparsas no Rio Grande do Sul com predomínio do tempo firme no estado. A parte mais forte da massa de ar frio e com a atmosfera mais seca domina o território gaúcho e o dia começa com frio em todas as regiões. Mínimas abaixo de 10ºC em um grande número de cidades e inferiores a 5ºC em algumas. A tarde será bastante amena.
Já a sexta-feira terá a influência de ar seco, frio e de alta pressão atmosférica com características de clima de inverno. A madrugada da sexta será a mais fria da semana e a de menor temperatura até agora neste ano em virtualmente quase todas as cidades do Rio Grande do Sul. Mínimas abaixo de 10ºC generalizadas, inferiores a 5ºC em muitas cidades e ao redor de 0ºC ou mesmo negativas nos Campos de Cima da Serra. Deve gear em diversas cidades. A tarde será outra vez amena e agradável.