Cerro Largo, 21 de abril de 2025. Boa Noite!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 05/09/2023 13:10:49 • Região

Proteção de Nascentes em Cândido Godói

Foi beneficiada a família de Renê Mallmann, na Linha Doutor Cândido Godói
Crédito: Deise Anelise Froelich / Emater/RS-Ascar

O projeto de preservação ambiental desenvolvido por estudantes do Instituto Estadual Cristo Redentor aliou-se à demanda da família de Renê Mallmann, na Linha Doutor Cândido Godói, de cuidar e aumentar a disponibilidade de água existente na propriedade. Para que a atividade pudesse ser desenvolvida, contaram também com a parceria da Emater/RS-Ascar e das secretarias municipais de Agricultura e de Obras, que possuem experiência na proteção de nascentes, realizada em diversas propriedades do município.

Na quinta-feira (31/08), os envolvidos uniram esforços para executar a proposta. Em seu entorno foram implantadas 58 espécies de mudas nativas para a recomposição florestal, doadas pela Secretaria da Agricultura. A iniciativa contou com o apoio da Secretaria de Obras na abertura das covas para o plantio das árvores.

A proposta orientada pela professora Daniela Silva de Lourenço faz parte do componente curricular Projeto Investigativo, desenvolvido pelas estudantes Kelly Carine Zgierski e Cíntia Eliza Ferst, do 3º ano do Ensino Médio.

Os extensionistas da Emater, Elizane Kin e Elton Naumann orientaram a atividade, sendo que a nascente é aproveitada em duas residências, na horta para a subsistência e o excedente abastece os reservatórios de criação de peixes.

O secretário da Agricultura, Vilmário José Szynwelski, destaca a importância da parceria entre as entidades para a realização desse tipo de iniciativa, sendo que o trabalho de preservação de água é muito importante no município.

A família estima que com a preservação da nascente tem economia média de R$ 300,00 mensais na propriedade.

Fonte: Deise Anelise Froelich / Emater/RS-Ascar
emater
emater/rs-ascar
nascente
proteção
Renê Mallmann
Linha Doutor Cândido Godói
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp