Evento que visa estimular a organização social e comunitária e valorizar a identidade cultural local, a 6ª Romaria a São Pedro mobilizou a comunidade de São Pedro do Butiá no último domingo (2/7). A programação foi marcada por momentos de espiritualidade, gastronomia e integração.
As atividades iniciaram sobre as águas do Rio Ijuí, com celebração religiosa e benção dos barcos e pescadores. Centenas de pessoas acompanharam a romaria, partindo da Barca São Pedro, seguindo pela Linha Taipão Frente, parada em frente à Igreja Matriz e sequencia do trajeto até o Centro Germânico Missioneiro, ponto turístico e religioso muito conhecido na região.
A Banda Municipal recepcionou festivamente a chegada do barco que trazia a Imagem de São Pedro ao Centro Germânico, sendo oportunizado um momento de reflexão conduzido pelos ministros da Palavra e da Eucaristia, bem como pelo Padre Valcir Puhl, seguida de encenações, cerimônia da benção e queima dos pedidos.
Em virtude da homenagem a São Pedro, que foi pescador, ao meio-dia o cardápio servido foi à base de peixes, além de outros lanches. Foram servidos mais de 130 kg de filé de tilápia preparados pelo Grupo do Peixe, assistido pela Emater/RS-Ascar, e por pessoas da comunidade. O acompanhamento foi cuca, tradicional da cultura local, preparada por um grupo de mulheres.
Como o dia do padroeiro é o dia da tradicional festa de "Kerb", buscou-se resgatar a cultura germânica, e reviver a tradição dos laços comunitários e solidários. Foi servida uma farta mesa com bolachas confeccionados pelos grupos de mulheres assistidos pela Emater/RS-Ascar, acompanhadas de café.
"Na época em que se comemorava os Kerb, as famílias se visitavam muito, sendo que era a principal data de visitas e confraternização daqueles tempos, com compartilhamento de alimentos entre estas. Já, neste domingo, o que aconteceu foi uma espécie de Kerb coletivo, o que agradou a todos", relata a extensionista social da Emater Marlene Jacinta Anschau.
A tarde contou com a animação do grupo musical Monte Carlo. O evento teve o envolvimento do Conselho Municipal de Turismo, Prefeitura de São Pedro do Butiá, Paróquia São Pedro Apóstolo, Emater, bem como apoio das entidades, comércio local e produtores rurais, além de diversos voluntários que contribuíram com recursos, ingredientes e trabalho. Os organizadores avaliam que o grupo foi retribuído com a grande mobilização comunitária e os semblantes de alegria e satisfação do público presente.