Cerro Largo, 28 de novembro de 2024. Boa Noite!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 15/07/2022 09:37:48 • Geral

Cermissões flagra cabos de fibra óptica a 15cm da alta tensão

Devido à irregularidade, instaladores de internet poderiam ter morrido durante o trabalho
Irregularidade foi flagrada em Santo Antônio das Missões

Durante fiscalização à campo realizada nesta semana, uma equipe técnica da Cermissões, integrada pelo engenheiro eletricista Nerisom Rohleder, pelo coordenador das Turmas de Construção Rudinei Santos, e pelo projetista Dalvan Bourscheidt Muchiutti, deparou-se com uma situação irregular e preocupante, próximo da cidade de Santo Antônio das Missões. Funcionários de uma empresa de fornecimento de internet, fixou um cabo de fibra óptica à 15cm de um cabo de alta tensão, que conduz 13.1 KV de energia elétrica, não respeitando o espaçamento mínimo exigido.

Os técnicos da Cermissões realizaram um levantamento fotográfico, e imediatamente o responsável Rômulo Hartmann notificou a empresa para que suspendesse a passagem dos cabos, pois não possuía sequer autorização para utilização dos postes da Cermissões, e para evitar algum acidente será necessário programar um desligamento da rede, com o acompanhamento dos técnicos da cooperativa. Caso a empresa não cumpra a regularização solicitada no prazo estipulado, terá seus cabos removidos dos postes da Cermissões.

Conforme Nerisom, os funcionários da empresa tiveram muita sorte de não terem sofrido um acidente fatal, pois a alta carga de energia nos cabos da rede elétrica gera indução, e se houvesse contato com o cabo energizado, certamente estaríamos lamentando a morte destas pessoas, pois o trabalho foi executado sem nenhum equipamento de proteção. Para melhor exemplificar, somente a equipe linha viva da Cermissões, com todos os treinamentos, equipamentos e aterramentos necessários, poderia trabalhar com a rede energizada, ou tão próximos do local onde foram instalados os cabos de fibra ótica. Essa situação é ainda mais alarmante, uma vez que se houver a necessidade de manutenção deste cabo, novamente os funcionários estarão colocando suas vidas em risco.

Recentemente a Cermissões noticiou o trabalho de notificação das empresas de internet que utilizam de forma compartilhada os postes da Cooperativa, orientado as mesmas para que regularizem sua situação junto a Cooperativa (leia AQUI).

O trabalho de fiscalização por parte da Cermissões foi intensificado, e outra situação constatada é que algumas empresas estão adentrando em lavouras, danificando plantações, sem autorização dos proprietários, para acessar os postes de energia elétrica.

A Cermissões reforça o comunicado as empresas de internet e telefonia, que as mesmas devem cumprir todas as normas vigentes para usar de forma compartilhada os postes da cooperativa, e que não é responsável por algum acidente que venha ocorrer durante a instalação ou manutenção dos mesmos, pois esse serviço deve ser realizado por empresas especializadas e seguindo todas as normas de segurança.

Para informações ou orientações, contate a Cermissões pelo 0800.541.1122, ou diretamente com a equipe técnica pelo telefone/WhatsApp 55.3355.3000.

Fonte: Assessoria de Comunicação Cermissões
cermissões
poste
cabo
fibra óptica
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp