A região Noroeste do Rio Grande do Sul registrou, na noite de ontem (15/11), fortes temporais em diversos municípios. Além da chuva expressiva, houve precipitações de granizo e vendaval.
De acordo com dados da estação meteorológica da UFFS-Cerro Largo, de domingo até agora (quinta-feira, 16/11, 8h), choveu nada menos que 186mm. O acumulado de chuva, no mês de novembro, já alcança os 285mm em Cerro Largo.
O professor Sidinei destaca que, às 22h30min, Cerro Largo teve vento com 77 quilômetros por hora. Felizmente, pelos relatos até o momento, com poucos danos.
Várias localidades da região tiveram precipitação de granizo, como a cidade de Cerro Largo, Bairro Brasília (Cerro Largo), Linha Santo Antônio (Cerro Largo), Linha Caçador (Cerro Largo), Vila Santa Catarina (Salvador das Missões), Salvador das Missões e Campina das Missões.
Giruá foi atingido por um forte temporal, às 21h30min. O bairro Mucha foi o mais atingido.
Uma quadra de padel/beach tênis desabou com a força do temporal e inúmeras pessoas estavam no local na hora do ocorrido.
Casas foram destruídas, postes, árvores e coberturas de residências e galpões foram arrancados com a força dos ventos. Acessos a Giruá, pela RS 344, estiveram parcialmente interrompidos. E houve interrupção do fornecimento da energia elétrica na cidade.
Corpo de Bombeiros de Giruá, Santa Rosa e Santo Ângelo, bem como a Defesa Civil, foram mobilizados no atendimento à comunidade.
O Corpo de Bombeiros de Giruá confirmou a morte de uma pessoa, devido ao vendaval que arrasou a cidade.
Trata-se de Isabeli Soardi, fisioterapeuta de 26 anos, que estava no Esplendor, um complexo esportivo da cidade de padel/beach tênis, que desbou e ficou destruído pela força do vento.
Várias pessoas estavam no local quando começou o temporal. As informações dão conta de que aproximadamente 60 pessoas ficaram feridas na cidade e pelo menos uma, possivelmente com fraturas nas pernas, deverá ser transferida para outro Hospital (Santa Rosa ou Santo Ângelo).