Cerro Largo, 24 de novembro de 2024. Boa Noite!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 27/06/2022 13:06:00 • Meteorologia

O que esperar do tempo neste final de junho

Próximas duas ondas de frio deste inverno já estão com data marcada

A semana que começa promete ser muito diferente da última, que foi marcada por umidade do ar altíssima e tempo cinzento com chuva e garoa na esmagadora maioria dos dias.

Os gaúchos, nesta semana, terão pouca chuva e alguns dias com sol e tempo aberto, embora a previsão de chuva pela passagem de uma frente fria amanhã (28/6).

O Rio Grande do Sul terá mais um dia de muitas nuvens nesta segunda-feira com o céu nublado a encoberto na maioria das regiões, entretanto ocorrem aberturas de sol durante o dia em diferentes pontos do Estado, sobretudo do Noroeste e do Norte. Há possibilidade de chuva leve ou garoa em partes do território gaúcho, sobretudo no Oeste e no Sul. A madrugada e o amanhecer são menos frios do que ontem.

Amanhã, terça-feira, apesar de o sol aparecer em parte do dia na Metade Norte, uma frente fria avança com aumento de nebulosidade e a chuva que já vinha atingindo o Sul gaúcho alcança as demais regiões até o fim do dia. A terça termina com instabilidade na maior parte do território gaúcho, mas os volumes de precipitação na maioria dos locais devem ser baixos. Com abundante nebulosidade, a temperatura pouco varia. O dia será mais ameno ao Norte gaúcho e frio com máximas baixas no Oeste e no Sul.

A frente fria ainda traz instabilidade no começo do dia no Nordeste gaúcho na quarta-feira, mas depois a nebulosidade entra em diminuição e o sol aparece. Já nas demais regiões o dia é de tempo firme com sol à medida que uma massa de ar frio e seco avança pelo Rio Grande do Sul. A quarta-feira começa e termina fria na maioria das regiões e muitas cidades terão as mínimas do dia no final do período, portanto à noite.

O tempo firme predomina no Rio Grande do Sul sob ar seco e frio. O sol aparece em todo o Estado e o tempo estará bastante aberto, inclusive com momentos de céu claro em diferentes localidades.

Embora a massa de ar frio não seja intensa, o tempo aberto da madrugada deve favorecer maior resfriamento e o dia começa com temperatura mais baixa. Será o amanhecer mais frio da semana no território gaúcho e com geada em algumas regiões.

Na sexta-feira, o sol aparece com nuvens na maior parte do Rio Grande do Sul. A nebulosidade, contudo, deve aumentar no Sul gaúcho, onde o tempo tende a se instabilizar com chuva e garoa no decorrer do dia, especialmente da tarde para a noite. Nas demais regiões, o tempo seguirá firme. O dia ainda começa com temperatura baixa e sensação de frio, mas a tarde será amena.

 

Próximas ondas de frio

As próximas duas ondas de frio deste inverno já estão com data marcada, segundo os meteorologistas da Climatempo. A primeira deve acontecer por volta do dia 15 de julho e a segunda, no início de agosto. Dessa forma, serão cerca de três semanas sem nenhum risco de frio intenso que possa prejudicar as lavouras em desenvolvimento.

A explicação disso está na posição das correntes de jato que vão deixar tanto as frentes frias, quanto as massas de ar de origem polar, mais posicionadas na altura da fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, onde deve fazer mais frio.

"Não quer dizer que não vai fazer frio até lá, mas nada de geada prevista", afirma Desirée Brandt, da Climatempo.

Fonte: MetSul Meteorologia / Climatempo
meteorologia
previsão
tempo
frio
inverno
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp