Com torcida e time pulsando com um só objetivo, que era a vitória, o Cerro Largo Futsal/Lojas Becker venceu a AEF de Entre-Ijuís, no segundo confronto do ano entre as duas equipes. Após sofrer uma derrota fora de casa (6x5), o Leão Missioneiro construiu uma convincente goleada por 4x0 em jogo válido pela abertura do returno da fase classificatória do Gauchão de Futsal Sicredi Série C, disputado no sábado, 23 de julho, no Ginásio Municipal Roque Reinaldo Nedel.
O resultado deixou novamente as equipes em igualdade na tabela do Grupo A, ambas com 18 pontos. A liderança ainda é da AEF, que tem menos gols sofridos. Na terceira colocação, também com uma campanha de destaque, vem a ASAF de Campos Borges, que tem 13 pontos. A AMF de Maçambará fecha o G4, com 9 pontos. O próximo confronto do Leão Missioneio é fora de casa, contra o Pinheiro de Carazinho, neste sábado, 30 de julho.
O jogo
O técnico Igor Poffo começou a partida com Jacky no gol e Thauan, Enzo, Deivid e Peixoto. Com 3min33seg, Thauan limpou o marcador e finalizou a gol. Murilo estava bem posicionado e encaixou bem, sem dar rebote. Seria a primeira de um grande número de defesas que o goleiro da AEF efetuaria no jogo.
Com 5min jogados, o Cerro Largo exercia a pressão, mas Murilo estava trabalhando bem. Em um primeiro lance, na boa jogada de Deivid, o jogador do Cerro ganhou da marcação e tocou de calcanhar para Enzo, que ficou cara a cara com Murilo, mas o goleiro formou uma parede na frente do artilheiro do Cerro e fez uma grande defesa. Pouco depois, Peixoto infiltrou bola entre a defesa direto para a área, onde estava Enzo, mas Murilo disputou a bola e conseguiu tirar.
Por volta dos 7min os visitantes tiveram uma grande chance de gol. Bigode, perto da metade da quadra, passou para Mauricinho, que trocou passe com Paulinho dentro da área do Cerro, mas nenhum finalizou e os jogadores do Entre-Ijuís acabaram se perdendo no tempo da bola. Apesar da pressão do Cerro, o time da AEF fazia um ótimo enfrentamento, jogando pra frente para evitar levar uma pressão excessiva.
Foi preciso muita paciência e também sangue frio para lidar com a pressão de enfrentar o time líder do grupo em casa e com dificuldades para marcar o gol. Mas, restando 7min24seg, finalmente ele saiu. Em bola lançada por Murilo, Thauan cabeceou para interceptar. Enzo lançou Puia, que brigou com a marcação e a bola sobrou para Thauan chegar pela ala direita e encher o pé, vencendo o bloqueio até então intransponível de Murilo, fazendo a torcida vibrar de alegria em um Roque Nedel praticamente lotado!
Restando cerca de 5min para o final do primeiro tempo, mais uma oportunidade. No contra-ataque, Peixoto tabelou com Enzo e, quando recebeu de volta, já na área, tentou tirar do goleiro, mas acabou escorregando e a bola foi muito alta, saindo pra fora. O ritmo do adversário também caiu e o Cerro Largo conseguiu pressionar ainda mais até o final da primeira etapa.
Restando 2min41seg, Yago recebeu de escanteio e chutou de primeira, mas no poste. Em uma das poucas oportunidades que o Entre-Ijuís criou após o gol sofrido, Bigode recebeu bom passe de Chaves nas costas do marcador e carregou a bola em velocidade pela ala direita, até a entrada da área do Cerro Largo, soltando uma bomba, que passou muito perto do travessão de Jacky.
Segundo tempo
A formação inicial do Cerro na etapa complementar foi a mesma do início do jogo. No primeiro minuto, boa chance do time da casa, com Peixoto, que recebeu passe de Enzo dentro da área e livre de marcação, mas parou em mais uma defesa de Murilo, que se colocou na frente para bloquear o chute.
Com pouco mais de 1min, Bigode intercepta bola na jogada do Cerro Largo com goleiro adiantado e invade a quadra de ataque, mas Peixoto chega na medida para tirar a bola dos pés do jogador visitante com um carrinho. Aos 2min55seg, Jacky foi acionado em contra-ataque do Entre-Ijuís. Chaves recebeu, passou por Thauan e tentou tocar na saída de Jacky, mas o goleiro do Cerro desviou a bola com a mão e ela saiu pra fora.
O jogo do Cerro era bom, mas seguia muito difícil fazer gols na partida, sendo difícil também não deixar o nervosismo tomar conta. Chances eram criadas, com bola na trave e tudo mais. Só faltava o gol. Próximo da metade do segundo tempo, em uma das raras tentativas com goleiro adiantado, a AEF proporcionou o contra-ataque do Cerro com Jacky, mas Murilo conseguiu se recuperar a tempo de fazer a defesa e lançar uma nova ofensiva, que terminou em finalização de Paulinho, com o capitão Airton tirando a bola em cima da linha com o pé!
Colocando um ponto final na espera pelo segundo gol o Cerro chegou lá aos 9min41seg. Enzo, da marca do escanteio, conseguiu tocar para Deivid Brazeiro, que dominou e, antes da marcação e do goleiro chegarem, chutou alto para as redes! Era o tão aguardado 2x0! Depois de resistir tanto o time visitante sentiu o segundo gol e o Cerro acabou fazendo o terceiro na sequência: agora Deivid, na entrada da área, segurou e serviu Enzo, que bateu firme, próximo da marca do pênalti, com 10min49seg: 3x0!
Agora com um escore bastante negativo, o time de Entre-Ijuís não esperou muito tempo para colocar goleiro linha. O pivô Mauricinho foi para a função e ficou revezando com o goleiro Murilo. Restando 1min45seg para o final do jogo, aproveitando-se da jogada com goleiro linha do adversário, o Cerro marcou mais um, e foi com o pivô Yago, que arrancou do meio da quadra e chutou de média distância para o gol. Ele, que ainda se recupera de lesão na coxa, deu a sua contribuição na partida e, ao final, foi recompensado com o gol que fechou o placar da noite em 4x0.