


Dezenas de lideranças do centro, bairros e interior de Cerro Largo e Salvador das Missões, que integram a Paróquia Sagrada Família de Nazaré, participaram de um encontro de formação sobre a Campanha da Fraternidade 2025.
A atividade aconteceu na noite de quinta-feira (06/03), no salão paroquial, e contou com a presença do padre Moisés Furmann, de Santo Ângelo, que aprofundou reflexões sobre os desafios que estamos enfrentando, onde a natureza sofre a influência do homem e este sofre com as mudanças climáticas.
"A formação foi uma oportunidade de diálogo e aprendizado, voltada para educadores e demais interessados na temática, visando fortalecer a conscientização e ações concretas em favor do meio ambiente e da dignidade humana", destacou o padre Marcos Bialozor, pároco local.
CF 2025
Este ano, a CF tem como tema "Fraternidade e Ecologia Integral" e o lema "Deus viu que tudo era muito bom" (Gn 1,31). A campanha busca promover um processo de conversão integral, em resposta à crise socioambiental.
Os objetivos incluem fortalecer ações iniciadas com a Encíclica Laudato Si’ e o Sínodo da Amazônia, reafirmar a Doutrina Social da Igreja, propor a Ecologia Integral como compromisso cristão e vivenciar as propostas do Ano Jubilar.
A escolha do tema foi motivada pelos 800 anos do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis, os 10 anos da Laudato Si’, a Exortação Apostólica Laudate Deum, os 10 anos da Rede Eclesial PanAmazônica (REPAM) e a realização da COP 30 em Belém, no Pará.
A Campanha da Fraternidade acontece no período quaresmal, da Quarta-feira de Cinzas ao Domingo de Ramos.
AÇÃO CONCRETA
Ao final da formação, o padre Marcos anunciou que será montado um ponto de coleta de latinhas, tampinhas e lacres, no salão paroquial.
Campanha da Fraternidade aborda a ecologia em 2025