


A Horta na Escola pode ser um instrumento pedagógico, pois proporciona aos alunos contato com a natureza, trabalho em equipe, conhecimentos além da sala de aula, sem contar com o estímulo de uma alimentação saudável.
Pensando nisso, a diretora da Escola Municipal São Francisco, de Linha São Francisco (Cerro Largo), Janice R. Antes, buscou apoio para a vivência dos alunos na horta escolar.
Primeiramente, alguns pais do CPM prepararam os canteiros.
Em seguida, o técnico agrícola Inácio Ledur e a engenheira agrônoma Carla Sausen, da Emater, fizeram o primeiro contato com os alunos e professores para esclarecer as formas de cultivar a horta e a maneira de realizar o plantio.
Selecionadas as hortaliças e plantadas, foram feitas escalas para regar e observar o seu desenvolvimento.
Com o passar do tempo foi preciso fazer a limpeza e a retirada de plantas indesejáveis, as quais foram feitas entre algumas mães, juntamente com os alunos e professores.
As crianças tiveram a experiência de produzir, cultivar e saborear os alimentos produzidos na horta da escola, ora na merenda escolar, feito pelas merendeiras, ora elas mesmas estudando os nutrientes, fazendo receitas e experimentando-as, ora com a extensionista da Emater Gilce Grando, a qual dedicou um dia para provocar o paladar de todos com a receita da panqueca Rosa.
Esta panqueca, que tem como ingrediente principal a beterraba na massa, possui grande variedade de legumes no recheio, como folha de nabo, brócolis, cenoura, cebola, tomate, salsa, cebolinha. Segundo a Gilce, esta panqueca pode ser Verde, quando usado brócolis, espinafre ou couve na massa.
Além disso, o grupo escolar adquiriu mais conhecimentos, ouvindo os relatos da extensionista e também fazendo estudos específicos relacionados à Horta com seus professores.
Este tipo de atividade possui amplo campo de aprendizagem, gerando resultados positivos na vida escolar e pessoal e favorecendo o desenvolvimento sustentável.