Cerro Largo, 28 de novembro de 2024. Bom dia!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 21/04/2023 09:53:55 • Geral

Instalador de internet sofre acidente em rede elétrica

Em razão das queimaduras, o acidentado foi transferido para Santo Ângelo
Crédito: Divulgação / Cermissões

Na manhã de quinta-feira (20/4), uma funcionária de empresa fornecedora de internet, com sede em São Miguel das Missões, foi até a matriz da Cermissões, em Caibaté, solicitando ajuda para retirar um de seus colegas que havia sofrido um acidente com a rede elétrica, e estava pendurado na escada utilizada para fixar o cabo de fibra óptica em um poste da rede trifásica, próximo do pórtico de acesso ao município de Mato Queimado.

Imediatamente a Cermissões acionou suas equipes que se deslocaram até o local, distante a cerca de três quilômetros da matriz, onde constataram que o funcionário acidentado já havia sido socorrido por populares, e a ambulância de Mato Queimado o levou até o hospital de Caibaté.

COMO OCORREU O ACIDENTE

Três funcionários da empresa fornecedora de internet, realizavam a instalação de cabos de fibra óptica em um ramal da rede troncal, sendo que dois deles estavam fixando o cabo nos postes de luz, e um estava no solo, auxiliando na atividade.

O funcionário que estava no poste da rede trifásica, por estar trabalhando muito próximo da rede de alta tensão (a cerca de 40cm dos cabos energizados, onde o padrão exigido é 1,80m de distância dos cabos), por motivos desconhecidos, provavelmente encostou no cabo de passagem, logo após a chave fusível, sofrendo uma descarga elétrica. Não fosse o sistema de proteção ter desarmado a chave fusível, o funcionário certamente teria sofrido uma nova descarga elétrica, e não teria resistido.

ESTADO DE SAÚDE

Conforme informações nos repassadas pelo médico Dolário Welter, que prestou o primeiro atendimento no hospital de Caibaté, o estado de saúde do funcionário acidentado era bom, porém com queimaduras de 3° grau, na parte lateral direita do tórax e na mão direita. Em virtude das queimaduras, o mesmo foi encaminhado para o Hospital Santo Ângelo, para ser atendido e avaliado por um traumatologista e um dermatologista.

Em contato com familiares do mesmo, ontem a tarde, a informação é de que ele estava consciente, conversando com os familiares, e aguardando o laudo médico que deverá ser emitido ainda hoje.

SEM AUTORIZAÇÃO DA CERMISSÕES

A equipe de plantão da Cermissões, juntamente com os engenheiros eetricistas Eluir Hoffmann e Nerisom Rohleder, o cordenador do Centro de Operações de Distribuição (COD) Junior de Oliveira Schlotefeldt, o coordenador das Equipes de Construção Rudinei Santos e o assessor jurídico Rodrigo Menezes da Silva, realizaram as medições, confirmando que a rede da Cermissões atende os padrões estabelecidos pelas normas vigentes.

A empresa de internet, por sua vez, NÃO possuía autorização e não havia apresentado projeto junto a Cermissões, para acessar e usar de forma compartilhada os postes da cooperativa para instalação deste ramal.

A Cermissões registrou uma ocorrência junto a Delegacia de Polícia Civil, para que as autoridades tomem as medidas cabíveis.

ALERTA DA CERMISSÕES

O presidente da Cermissões Diamantino Marques dos Santos, tem debatido frequentemente com os setores técnicos, formas de intensificar a fiscalização sobre a utilização de forma irregular dos postes da cooperativa, para colocação de cabos de fibra óptica e telefonia.

Todas as empresas que apresentaram projetos solicitando autorização para uso compartilhado dos postes, foram notificadas em 2022, para regularizarem suas situações junto a cooperativa, pois, em razão do grande número de empresas que oferecem esse tipo de serviço, muitas acabam desrespeitando as normas vigentes, e instalando cabos e equipamentos sem autorização da Cermissões.

A Cermissões reitera o alerta as empresas de internet e telefonia, que as mesmas devem cumprir todas as normas vigentes para usar de forma compartilhada os postes da cooperativa, e que não é responsável por algum acidente que venha ocorrer durante a instalação ou manutenção dos mesmos, pois esse serviço deve ser realizado por empresas especializadas e seguindo todas as normas de segurança, impostas pela legislação obreira.

Para informações ou orientações, contatos devem ser mantidos com a Cermissões pelo 0800.541.1122, ou diretamente com a equipe técnica pelo telefone/WhatsApp 55.3355.3000.

Fonte: Assessoria de Comunicação Cermissões
acidente
rede elétrica
internet
fibra óptica
Mato Queimado
Cermissões
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp