A tradição da Festa do Peixe está consolidada com um dos maiores eventos de São Pedro do Butiá, município que promoveu no domingo (04/06) a 23ª edição da Fischfest. O público de aproximadamente 500 pessoas prestigiou mais uma vez a festividade organizada pela Emater/RS-Ascar e pelo Grupo do Peixe, no Parque Municipal de Exposições Norberto Guilherme Ten Kathen.
Valorizar e incentivar o consumo diversificado e saudável do peixe é um dos objetivos da Fischfest, que ofereceu uma mesa farta de pratos à base de peixe, degustados por moradores de São Pedro do Butiá e visitantes da região. Foram servidos nove pratos que levaram o peixe como ingrediente principal, entre eles lasanha, pizza, bolinho e salpicão. “Tudo à base da saborosa carne de peixe, sem contar o peixe na grelha regado a molhos, peixe recheado e o tradicional peixe frito”, relata a extensionista da Emater Marlene Anschau. Além do almoço, houve sarau com animação do Grupo Bidinho e o tradicional sorteio de peixes entre as pessoas que adquiriram o cartão de almoço.
O extensionista Olir Donato Vier destaca que a Fischfest é o coroamento de um trabalho de associativismo e Assistência Técnica e Extensão Rural e Social realizado de forma continuada. O Grupo do Peixe, criado em 2005, permite que 18 associados recebam orientações em relação à produção e abram novos espaços de comercialização do pescado, reafirmando sua identidade e estabelecendo um padrão de qualidade nos produtos oferecidos. Os peixes da despesca oferecidos durante a festa são oriundos da propriedade do piscicultor José Frohlich.