A seleção brasileira que disputará a Paralimpíada de Paris-2024 contará com um significativo contingente de estreantes. Com 253 atletas convocados para os jogos, que ocorrerão entre 28 de agosto e 8 de setembro, 87 deles farão sua estreia em uma edição dos Jogos Paralímpicos, representando mais de um terço da delegação.
O atletismo, tradicionalmente uma das modalidades mais fortes do Brasil, lidera em número de estreantes, com 23 dos 70 atletas competindo pela primeira vez em Paris. Entre esses novos nomes está Wallison André Fortes, de 27 anos, natural de São Luiz Gonzaga. Wallison foi destaque no Mundial de Atletismo Paralímpico realizado no Japão em maio deste ano, onde conquistou o título dos 200 metros T64.
Embora tenha nascido em São Luiz Gonzaga, Wallison se mudou ainda criança com sua família para Porto Alegre e, posteriormente, para Eldorado do Sul, onde residiram por 20 anos. Em maio, quando se organizava para o embarque ao Japão, ele e a família foram surpreendidos pela enchente que destruiu a casa onde residiam.
Em exemplo de superação, o atleta seguiu para a disputa e ganhou o ouro. Atualmente, a família está residindo em Porto Alegre, onde ele se prepara para as disputas decisivas em Paris. Wallison é considerado uma das promessas de medalha para o Brasil.