Cerro Largo, 12 de agosto de 2025. Boa Tarde!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 10/02/2023 10:42:51 • Cerro Largo

Governo Municipal atua para minimizar efeitos da estiagem

Perdas variam de 30 a 70% nas lavouras de soja e em torno de 55% no milho safra
Crédito: Assessoria de Comunicação

O Governo Municipal de Cerro Largo vem trabalhando no meio rural para minimizar os efeitos da estiagem

Conforme levantamento junto ao escritório municipal da Emater/RS-Ascar, os setores mais atingidos são as culturas de milho e soja.

As perdas, segundo a chefe do escritório da Emater local, Carla Kiss, variam de 30 a 70% nas lavouras de soja e em torno de 55% no milho safra. "A previsão inicial era de 55 sacas de soja por hectare. Os números foram atualizados para em torno de 15 a 30 sacas, implicando na queda da produção de mais de 164.000 sacas, o que equivale a perdas de R$ 26.896.000, considerando o preço atual da saca de soja de 60 quilos em R$ 164", diz.

As perdas financeiras medidas pela Emater, também se estendem à produção leiteira e à bovinocultura de corte.

O município já vem registrando a falta de água para o consumo humano em algumas localidades no meio rural. Conforme o secretário da Agricultura e Expansão Econômica, Anderson Kessler, um dos grandes problemas identificados, é a utilização da água potável para a dessedentação dos animais, o que pode provocar escassez para o consumo humano.

O Governo Municipal, por meio da Secretaria da Agricultura e Expansão Econômica, e da Secretaria de Obras, Viação e Serviços Públicos, está realizando forças tarefas, direcionando pessoal e maquinário para atender a demanda de abertura de bebedouros para a dessedentação dos animais. Somente nesta semana, mais de 28 pedidos foram protocolados.

De acordo com Anderson Kessler, já foram executados vários serviços de abertura de bebedouros, e as equipes continuam trabalhando para atender a demanda, mas infelizmente a cada dia aumenta, em virtude da forte estiagem que atinge o nosso Município, Região e Estado. "Por isso pedimos um pouco de calma e compreensão aos munícipes, pois estamos buscando atender a todos com o máximo de brevidade", finaliza.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Estiagem
seca
estado de emergência
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp