O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho para risco de temporal no Rio Grande do Sul. A mobilização é válida das 22h desta terça-feira (3/9) até as 8h da quarta-feira (4/9).
As regiões de maior risco são o Norte, o Noroeste e parte da Serra e da Região Central. Nessas áreas existe chance de chuva de alto volume, com até 100 milímetros ao dia, rajadas de vento de até 100 km/h e queda de granizo. Para que se tenha uma ideia, a média de chuva em Porto Alegre para outubro, segundo a Climatempo, é de 153,2mm. Também há alto risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.
Mais cedo, o Inmet havia emitido dois alertas laranja, válidos das 15h desta terça-feira até as 10h da próxima quinta-feira (5), ambos também para risco de temporal no território gaúcho. A recomendação do instituto é para desligar aparelhos elétricos e procurar abrigo em situações de grande perigo.