Em mais um clássico marcado pelo equilíbrio e emoção, o Cerro Largo Futsal/Lojas Becker venceu a AEF de Entre-Ijuís por 3x2 no sábado, 17 de agosto, em casa, pela nona rodada do Gauchão Série A. A vitória, de virada, foi acompanhada por um bom número de pessoas no ginásio Roque Nedel e deixou o Leão Missioneiro em uma boa posição na tabela.
Agora com 17 pontos em nove jogos, o Cerro Largo Futsal é o quinto colocado na tabela do Gauchão, atrás apenas do Sercca (18 pontos em nove jogos), Yeesco (19 pontos em oito jogos), AGE (21 pontos em nove jogos) e Passo Fundo (21 pontos em sete jogos). O próximo desafio do Cerro é fora de casa, no sábado, 24 de agosto, em Uruguaiana.
O técnico Ferreti iniciou com Black no gol e quarteto formado por Douglas, Giorgi Lucas, Feitosa e Isaac. O time da casa começou bem e pressionando o adversário. A AEF chegou com perigo por volta dos 4min, quando Gabriel interceptou passe próximo da linha que divide a quadra e ajeitou para bater perto da marca do tiro livre, pra fora, mas riscando a trave esquerda de Black, que se atirou para acompanhar a bola.
O Cerro Largo não estava conseguindo efetividade na sua pressão e, aos 8min40seg, acabou sofrendo o primeiro gol. Pressionando a saída de bola, a AEF fez o time da casa se atrapalhar, até que Léo conseguiu finalizar. A bola rebateu no marcador e sobrou para Lucas Doido, que chutou de dentro da área para marcar: 1x0.
Com 12min de jogo, a AEF chegou bem com Chaves, que recebeu bola alta de escanteio e dominou já conduzindo em velocidade, sem dar tempo para o marcador lhe alcançar. Chaves invadiu a área e tocou para o gol, mas Black efetuou um leve desvio com a mão. A bola saiu pra fora, mas, antes disso, ainda ficou viva a tempo de o time visitante quase chegar para empurrar para as redes.
O goleiro Chico também fez a sua parte e fechou o gol para o time do Cerro no primeiro tempo. E, quando não era com uma defesa, o Entre-Ijuís não sofria o gol por detalhes: com o jogo bastante corrido, Peixoto e Deivid pressionaram a saída da AEF e Peixoto passou para Deivid, que tocou de calcanhar de costas para o gol, com a bola passando muito perto do arco, mas saindo pra fora.
A bola realmente não queria entrar para o Cerro no primeiro tempo. Restando 4min para o intervalo, Rafinha ajeitou para Thauan chutar uma bomba de média distância. A bola bateu na trave de Chico e ainda rebateu na trave oposta, mas não entrou.
Para buscar o empate, o Cerro voltou no segundo tempo inicialmente com o mesmo quarteto do primeiro tempo, com exceção do pivô Isaac, substituído por Rafinha. Aos 3min, cobrança de falta e finalização de Giorgi, com bola na trave. O Cerro não desistia e, menos de um minuto depois, Chico já defendia outro chute, novamente de Giorgi.
Não demorou muito para uma nova falta ser marcada para o time da casa e, recebendo novamente o passe, estava Giorgi, dessa vez pelo meio. Ele ajeitou com o pé e bateu em seguida, acertando a trave novamente! Mas nem tudo era chance para o Cerro. Aos 9min, o pivô Vini recebeu na referência e, mesmo de fora da área, conseguiu girar e bater firme, para uma grande defesa de Black, embaixo. Logo na sequência, Léo roubou bola na quadra de defesa do Cerro Largo e chutou a gol, para mais uma defesa de Black, desta vez em bola pelo alto.
A trave realmente parecia estar querendo ajudar a AEF, pois, passando para a segunda metade da etapa complementar, dessa vez o pivô Jackson recebeu de Thauan e desviou para o gol, mas acertou o poste esquerdo de Chico. O gol de empate finalmente veio restando 8min para o final da partida. Em uma rápida cobrança de lateral, Feitosa apareceu na hora certa, dentro da área, para deixar tudo igual!
O empate foi acompanhado pelo grito efusivo da torcida presente no Roque Nedel. O Cerro ganhou novo fôlego e motivação com o gol, enquanto o Entre-Ijuís passou a se complicar com as faltas, cometendo a quinta infração na sequência. Restando 5min para o fim, veio a sexta falta, sofrida por Peixoto na entrada da área. O escolhido para a cobrança foi o jovem Silvinho, que partiu para a marca do tiro livre e converteu a cobrança!
O Entre-Ijuís foi pra cima com goleiro-linha e marcou o gol de empate com Gabriel, faltando 2min para o apito final. Mas o placar ainda não estava fechado e a AEF cometeu mais uma falta, quando Giorgi chutou e a bola pegou na mão de Euller. Mais um tiro livre e novamente Silvinho foi para a cobrança. Se na primeira o chute saiu do lado esquerdo, desta vez Silvinho colocou no lado oposto! Gol do Cerro e 3x2 no placar, com 53seg para o final do jogo, garantindo a vitória em mais um clássico!