A chuva deve se intensificar e ultrapassar os 100 milímetros em algumas regiões do Rio Grande do Sul nas próximas 36 horas, alerta o meteorologista Marcelo Schneider, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Em entrevista à Rádio Gaúcha, Schneider projetou o risco de enchentes, cheias e a preocupação com queda de granizo e raios. Em algumas regiões, volume total de chuva pode chegar aos 300 milímetros.
"Infelizmente, o pior está por vir, porque na quarta-feira, aí sim, a frente fria de fato vai começar a se movimentar e a intensidade da chuva fica até mais abrangente no Estado, entre a tarde e noite da quarta e a madrugada da quinta", projetou Schneider ao falar sobre o alerta vermelho emitido pelo Inmet devido ao volume de chuva previsto.
Conforme o meteorologista, há regiões do RS em que o volume de chuva já ultrapassou os 100 milímetros, especialmente na Região Central e em algumas cidades da Região Metropolitana e da Fronteira Oeste, como Quaraí, onde choveu 120 milímetros nos últimos dias. Schneider alerta que nestas regiões o volume de chuva pode alcançar os 300 milímetros.
"Então a situação é de bastante monitoramento, bastante atenção, bastante preocupação em praticamente todo o Rio Grande do Sul nesses próximos três, quatro dias. Eu acho que é importante ressaltar, claro, cada município sabe da sua realidade, qual é o nível do rio, qual a velocidade que ele sobe, quais são as regiões que normalmente alagam quando chove", alertou.
A chuva deve perder força a partir de sexta-feira, quando se desloca em direção a Santa Catarina. Apesar disso, ainda deve haver precipitação, em menor intensidade, em boa parte do RS.
Além da chuva, o alerta do Inmet inclui a possibilidade de vento, granizo e raios.