Com o propósito de criar espaços mais adequados para o debate e a interação, entidades de São Pedro do Butiá estão promovendo comemorações alusivas ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março, num formato diferenciado.
Como o município encontra-se em situação de emergência devido à estiagem e num quadro preocupante de casos de Covid-19, o tradicional Encontro Municipal das Mulheres neste ano está ocorrendo em formato de rodada de encontros, onde grupos menores se reúnem em dias distintos para celebrar a data. Desta forma, 250 mulheres devem ser contempladas, sendo que o primeiro encontro aconteceu na segunda-feira (7/3), na localidade de Linha Bonita, e o segundo, na terça-feira (8/3), em Butiá Inferior. No total são oito encontros em comunidades diferentes.
A iniciativa é da Emater/RS-Ascar, da Prefeitura Municipal, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, da Secretaria Municipal de Saúde e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras).
Todos os encontros iniciam-se às 10h e se estendem até aproximadamente 16h30. Pela manhã são preparados pratos pelos componentes dos grupos organizados de mulheres, como forma de compartilhar conhecimento sobre o aproveitamento de alimentos oriundos da agricultura familiar, criatividade e habilidades da culinária.
Na programação da tarde, momentos de reflexão sobre a valorização da mulher em sua atuação na propriedade, participação na comunidade e nos diferentes setores da sociedade. Após, as mulheres participam de atividades de lazer e recreação.
O cronograma contempla ainda encontros nas localidades de Esquina União (10/03), Linha Santa Teresinha (14/03), Linha Bonita Norte (15/03), Linha Taipão Frente (17/03), Linha Boa Esperança (22/03) e o Grupo da Sede, com data a definir.