Pizza é praticamente uma unanimidade quando falamos de lanches.
Com recheios variados, não há quem não tenha a sua predileta.
Se você adora uma pizza, mas não sabe como fazer, nós temos a solução: uma massa fácil e gostosa, que você pode deixar na geladeira (por até sete dias) e preparar rapidinho em qualquer dia da semana. E não precisa usar o forno.
Veja agora como fazer uma pizza de frigideira muito saborosa!
Ingredientes:
1 xícara bem cheia de farinha de trigo (italiana),
1 xícara bem cheia de farinha de trigo comum,
3/4 de colher (chá) de fermento biológico seco,
1 colher (chá) de sal marinho,
1 colher (chá) de azeite de oliva extra-virgem.
Modo de preparo:
Passo 1. Em uma tigela grande, misture as duas farinhas e o sal.
Passo 2. Em uma tigela menor, misture água morna (pouco menos de 1 xícara), o fermento e o azeite de oliva, e em seguida despeje sobre a mistura de farinhas. Amasse com as mãos até obter uma massa homogênea e então deixe descansar por 15 minutos.
Passo 3. Trabalhe com as mãos, por mais 3 minutos, a massa descansada. Corte-a em duas partes iguais e dê a forma de bola a cada uma delas. Coloque-as em uma superfície enfarinhada, cubra com um pano úmido e deixe descansar por 4 horas em temperatura ambiente ou de um dia para o outro na geladeira. Neste último caso, retire a massa cerca de 45 minutos antes de começar a fazer a pizza.
Passo 4. Para fazer a pizza, posicione uma das bolas em uma superfície enfarinhada e estique-a com os dedos, e em seguida, com as mãos dê a forma redonda.
Passo 5. Coloque 1 fio de azeite em uma frigideira de 22 cm de diâmetro e leve ao fogo. Quando estiver quente, acomode o disco de massa e deixe "fritar" até o lado inferior começar a dourar.
Passo 6. Então vire e cubra com o molho de tomate e o recheio de sua preferência. Enquanto o outro lado doura, o recheio cozinhará.
Dicas do Chef:
1. Se preferir a pizza tradicional de forno, após a etapa 4, leve ao forno até a massa começar a dourar, tire do forno, acrescente o recheio e leve novamente ao forno até o queijo borbulhar.
2. Mas se a vontade aparecer e você não tiver a massa já pronta, o bom e velho pão árabe também se transforma em pizzas deliciosas. É só acrescentar o molho de tomate e o recheio, depois levar ao forno ou à frigideira.