Na manhã dessa sexta-feira (1º/11), no gabinete do prefeito Paulo Kipper, ocorreu a sanção da Lei Municipal nº 3.238, de 01 de novembro de 2024, que cria o Conselho Municipal de Proteção e Bem-estar dos Animais (COMBEA) e o Fundo Municipal de Proteção e Bem-estar dos Animais (FUMBEA) e dá outras providências.
A nova legislação municipal, com previsão de ações direcionadas à proteção, dignidade e defesa dos animais, é fruto do projeto-de-lei 031/2024, apresentado pelo vereador Vanderlei de Castro (MDB), e aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores de Cerro Largo, em sessão realizada no dia 21 de outubro.
Além do Prefeito e do Vereador proponente, atualmente no cargo de Secretário da Indústria, Comércio e Turismo, estavam presentes no ato de sanção representantes do Grupo Tudo pro Eles - Cães e Gatos e da Animania.
Paulo Kipper adiantou que o Executivo incluirá recursos na Orçamento de 2025, de aproximadamente R$ 25 mil, cabendo à futura Administração a execução do novo ordenamento legal.
Vanderlei de Castro, por sua vez, agradeceu a mobilização de muitas pessoas, inclusive anônimas, que defendem a causa animal e auxiliaram para que a iniciativa se tornasse realidade.
Mobilização dos tutores sensibiliza o Poder Legislativo
Tutores de pets se mobilizam por projeto-de-lei