A torcida de Cerro Largo e região lotou o ginásio Roque Nedel, em um clima que poucas vezes se viu. Era a decisão da Taça Farroupilha/Região Noroeste, em uma situação onde o Cerro Largo Futsal/Lojas Becker precisava vencer para levar o jogo para a prorrogação. No entanto, derrota frente ao Santa Rosa Futsal acabou por deixar o Cerro com o vice-campeonato.
A partida foi disputada no sábado, 20 de maio. No jogo de ida, o Santa Rosa havia vencido em casa por 5x1. Uma vitória simples levaria a disputa para a prorrogação. Como grande novidade, o Cerro tinha o retorno do fixo Thauan, liberado para jogar após plena recuperação de uma cirurgia para retirada de dois tumores. Como de costume, o atleta fez a diferença, mas não bastou para o Cerro.
Gauchão
Agora é foco na próxima competição, que inicia já nesta semana. É o Gauchão Série B, a principal competição do ano, onde o Cerro busca o acesso para a Série A 2024. O primeiro compromisso é em casa, contra a ASF de Serafina Corrêa, a partir das 20h, no Roque Nedel.
O jogo
O quinteto inicial tinha Jacky no gol, mais Thauan, Enzo, Peixoto e Rafinha. Como se o roteiro de algo extraordinário estivesse começando a ser escrito, o jogo iniciou de forma grandiosa para o Cerro Largo Futsal, mas, principalmente, para o fixo Thauan. Com 1min56seg, o time da casa marcou o primeiro gol. Na disputa com o pivô Erick, Thauan efetuou uma grande roubada de bola no meio da quadra, carregou em velocidade sem marcação e chutou na saída do goleiro Guilherme!
O jogo seguiu em alta intensidade e o Santa Rosa tinha dificuldades para atacar. Porém, em lance ofensivo dos visitantes, Jacky chutou para tirar a bola da zona de perigo. Guilherme encaixou e fez uma rápida reposição para Erick. Perto da linha do escanteio, Erick tocou para Douglas, que chutou entre Jacky e o marcador, empatando o jogo, aos 3min29seg.
Sem deixar cair o clima de euforia da torcida, o Cerro Largo Futsal respondeu rápido. Na jogada com passes curtos, Peixoto interceptou na quadra de defesa e saiu para o ataque, passando para Enzo, que, por sua vez, chutou direto. A bola chegou a bater na trave, mas entrou: 2x1 para o Cerro, com 4min52seg! O Santa Rosa ainda se mostrava perigoso e, antes da metade do primeiro tempo, no passe rápido que entrou na área do Cerro, Lambão estava lá para empatar, mas Jacky foi rápido e tirou na hora certa.
O Cerro passou o resto do primeiro tempo buscando o gol que aumentaria a vantagem, mas o Santa Rosa fazia um jogo muito bom, defendendo e ainda dando trabalho para Jacky. Em um jogo com muitos detalhes, o erro na saída de bola acabou sendo fatal para o Cerro Largo. Pressionando a saída, Thyago foi rápido para efetuar a roubada de Rogério e tocar para o gol, quando restavam 3min20seg para o intervalo.
Segundo tempo
O jogo novamente se desenvolveu com muita entrega das equipes em quadra desde o início da etapa complementar. O Cerro precisava do gol. Aos 3min57seg, Peixoto, em grande jogada, disputou com dois e girou para trás, ficando com a bola. Ele ainda tirou de um marcador antes de finalizar, mas parou na boa defesa do goleiro Guilherme.
O resultado que dava o título para Santa Rosa se tornou mais favorável aos 5min47seg. Thauan chutou para fazer o lançamento, mas a bola rebateu em Alex Barbosa e deixou o fixo do Cerro rendido no lance, enquanto Alex avançou em direção à bola, que, por detalhes, não saiu para a lateral. Alex encheu o pé e mandou uma bomba, no ângulo de Jacky. Felicidade total do jogador do Santa Rosa no lance, que foi muito rápido e marcou a virada do adversário.
Com 7 minutos jogados, bom passe de Deivid deixou Giorgi Lucas na cara do goleiro Guilherme. Mesmo em velocidade para fugir do marcador, Giorgi conseguiu dominar a chutar a gol, mas Guilherme já havia feito boa cobertura e evitou o gol. Entretanto, não foi possível evitar o empate de Cerro Largo aos 8min30seg. Com Deivid, Pierre, Silvinho e Giorgi em quadra, o Cerro conseguiu envolver o adversário em jogadas rápidas, e foi em um escanteio que Deivid chegou de carrinho para marcar: 3x3 no placar!
Infelizmente a segunda metade da etapa complementar reservava surpresas amargas para o Cerro Largo Futsal. Restando 8min42seg para o final da partida, em um lance de disputa de bola, Silvinho acabou cometendo falta e a arbitragem ainda puniu o atleta com cartão amarelo. Como Silvinho já havia sido amarelado no banco durante o primeiro tempo, o lance ocasionou a expulsão do jogador. Com um a mais, o Santa Rosa marcou o quarto gol, com Douglas, restando 8min08seg para o fim.
Com 7min para o final do jogo, Giorgi Lucas entrou como goleiro linha. Em uma das tentativas do Cerro, em bate e rebate, Rafinha chutou e a bola bateu no travessão. Restando 6min11seg, Gilbert, em grande jogada pela ala, limpou a marcação e chutou para a área. A bola passou pelo marcador e Erick finalizou para o gol. Após todas as tentativas frustradas com goleiro linha, o Cerro ainda levou o sexto gol, em uma bola rebatida pelo fixo Tapejara, na sua quadra de defesa, que foi morrer dentro das redes! Fim de jogo: 6x3 para Santa Rosa.