


A Semana do Meio Ambiente, em Cândido Godói, contou com uma ampla programação envolvendo entidades parceiras. Entre as atividades esteve a troca e distribuição de plantas bioativas, realizada de 8 a 11/06, pela Emater/RS-Ascar em parceria com a Secretaria Municipal da Agricultura.
A parceria entre as entidades foi anterior à distribuição das mudas, que se uniram para o cultivo de 500 unidades de 16 espécies de plantas que foram entregues durante esta semana, assim como outras doadas por voluntários da comunidade. Foram mais de 150 produtores que acessaram as mudas, que foram retiradas durante diferentes horários do dia, em frente ao Escritório Municipal da Emater, em que foram adotados os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19.
O resgate contemplou a identificações e orientações de cuidados e manejo em relação às plantas condimentares, aromáticas e terapêuticas. Segundo a extensionista social, Elizane Kin, essa atividade objetiva resgatar o conhecimento e o uso de plantas bioativas cultivadas pelas famílias, em um processo educativo. Paralelamente foi divulgado o projeto Sementes Crioulas na Terra dos Gêmeos, que tem o intuito de resgatar e preservar a agrobiodiversidade local e promover a troca de sementes entre produtores.
A Emater possui seu Plano de Trabalho (PAT) vinculado à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).