Mulheres dos meios rural e urbano de Ubiretama celebraram o Dia Internacional da Mulher na terça-feira (8/3), unidas em uma programação especial, promovida pela Emater/RS-Ascar, Prefeitura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e grupos de mulheres.
A realização do encontro contou também com apoio das secretarias municipais de Assistência Social e de Educação, Sicredi, Cresol, Banrisul e Comércio local. O evento, realizado no salão católico Sagrada Família, foi marcado por momentos de integração, reflexão e também de participação social e cidadã.
A extensionista social da Emater/RS-Ascar Alice Quinzani destacou a importância de mobilizar as mulheres em eventos como esse, que promovem ações de bem-estar social, que renovem a fé e a motivação, permitindo que se retomem espaços de conversa, de convivência social e de construção de sonhos.
Para garantir a segurança dos participantes, foram seguidos os protocolos sanitários decorrentes da pandemia da Covid-19, sendo realizada a aferição individual da temperatura, disponibilizado álcool em gel no local e reiterada a obrigatoriedade do uso de máscaras.
As participantes foram recepcionadas com mimos de boas-vindas e depois participaram de um momento ecumênico, em que a senhora Clarice Krause mencionou os exemplos deixados por mulheres bíblicas na convivência familiar e comunitária, e o pastor Lineu Buchholz abordou a importância do zelo para com a vida.
Diversas lideranças participaram da abertura oficial do evento, entre elas o prefeito Rodrigo Daniel Bloch, a representante da Câmara Municipal de Vereadores, Simone Jacobowski, a presidente do Conselho Municipal dos grupos de mulheres e representante das anfitriãs do evento, Elizandra Hoffman, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Marli Jesse, e a chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, Alice Quinzani.
O prefeito parabenizou as mulheres pela passagem do Dia Internacional da Mulher, reiterando a importância do trabalho de organização social e comunitária, capitaneado pela Emater/RS-Ascar, que culmina na organização dos grupos de mulheres, incentivando também a participação em Conselhos Municipais e outros espaços de debate e decisórios.
Reflexão e descontração
Superação, o real desafio da vida foi tema da palestra conduzida pela psicóloga e terapeuta Daiane Carmine Berwanger. Em sua fala frisou a gratidão pelas conquistas diárias, importância da vida e formas de superar a dor e as perdas. A palestra encerrou com os presentes emocionados, a partir das reflexões sobre como cada um está enfrentado o seu desafio de viver.
Após o almoço, de lanches, foram homenageadas várias mulheres, entre elas as coordenadoras dos grupos de mulheres, secretárias municipais e representantes de entidades locais.
A tarde foi marcada pelo show de ilusionismo “Mulheres Mágicas”, com Éric Schartiot. Entre os números de Ilusionismo apresentados foram realizadas reflexões sobre valores humanos necessários para a convivência em família e sociedade.