Desde o dia 11, 10 açudes, com projetos técnicos elaborados pela Emater/RS-Ascar, estão sendo construídos em propriedades rurais de São Pedro do Butiá.
Com isso, agricultores do Município passam a ter a oportunidade de ampliar a capacidade de reservação de água e de implantar sistemas de irrigação nos próximos meses.
A capacidade de armazenagem de água é de aproximadamente 2.300m³ por açude.
Segundo o técnico da Emater/RS-Ascar, Olir Vier, "a finalidade central é a irrigação de pastagens e culturas e também para a piscicultura".
Antes de iniciar as obras, os agricultores receberam orientações da equipe municipal da Emater/RS-Ascar, em encontro que contou com a presença do prefeito Martinho Berwanger, vice-prefeito Elói Bremm, secretários municipais, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Nelsindo Mayer, e gerência regional da Emater/RS-Ascar, formada por Ademir Renato Nedel e José Vanderlei Waschburger. A instituição irá acompanhar também a execução e vistoria das obras.
Os açudes do Programa de Apoio e Ampliação da Infraestrutura Rural serão construídos nas comunidades de Esquina União, Vila Butiá Inferior, Linha Bonita Norte, Linha Santa Teresinha, Linha Bonita e na sede.