


Evento teve como objetivo traçar diretrizes do novo Plano Diretor do setor
O secretário da Indústria, Comércio e Turismo, Vanderlei de Castro, participou da 2ª Conferência Estadual do Turismo (CONFETUR) realizada nos dias 23, 24 e 25 de maio, no Recanto Maestro, em Restinga Sêca.
O encontro, que reuniu representantes públicos e do meio empresarial turístico, buscou traçar diretrizes para os próximos anos do setor gaúcho e elaborar uma nova versão do Plano Diretor de Turismo. No total, por volta de 500 pessoas se inscreveram para participar da conferência, e 370 compareceram à cerimônia de abertura.
Durante a programação, os participantes foram apresentados ao cenário do ramo e à visão da atual gestão da Secretaria de Turismo (SETUR) – que envolve o sistema de decisão baseado em dados científicos, a sustentabilidade e a inovação – para o crescimento do setor no Rio Grande do Sul.
Também foram apresentados exemplos de sucesso de turismo no Estado e em outros lugares, a exemplo de Portugal.
O secretário estadual de Turismo, Vilson Covatti, destacou que a CONFETUR deve funcionar como um "divisor de águas". "Estamos aqui para ouvir a todos os envolvidos, para saber onde estão nossos gargalos e onde aplicar melhor os recursos disponíveis. O encontro é um chamado para a sociedade participar democraticamente, com o objetivo de fazer uma ‘constituição’ para guiar nossos próximos passos".
O próximo passo, pós conferência, será a SETUR sistematizar as decisões tomadas e encaminhar o documento para revisão final por integrantes do Conselho Estadual de Turismo (CONETUR), pelo prazo de 60 dias. Na sequência, o documento deverá ser encaminhado para sanção do Governador.
Conforme o secretário Vanderlei de Castro, "a Conferencia teve ainda como objetivo a união e integração dos Municípios, objetivando um trabalho conjunto, tendo o Governo do Estado como parceiro e fomentador, buscando dobrar o PIB de 4% para 8% em um tempo mais célere, realizando estudos técnicos, com investimentos planejados no setor".