O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta quinta-feira (16/2) um alerta para perigo de tempestade em todo o Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina entre a tarde de hoje e às 10h da sexta-feira (17/2).
Há previsão de acumulado de chuva entre 30 e 60 milímetros (mm), podendo chegar a 100 mm em alguns pontos.
As rajadas de vento devem oscilar entre 60 e 100 km/h.
O Inmet alerta ainda para risco de queda de granizo, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Conforme a Climatempo, a chance de temporal se inicia a partir da tarde desta quinta-feira (16), em boa parte do Estado, desde o Centro ao Sul, Noroeste e Oeste, incluindo Rio Grande, Bagé, Santa Maria, São Luiz Gonzaga e Uruguaiana. Em parte das faixas do Nordeste e Leste também terá pancadas de moderada a forte intensidade, mas de maneira mais rápida, passageira e também isolada.
A explicação para a chuvarada das próximas horas está em um cavado meteorológico, que é uma baixa pressão relativa e mais alongada nos níveis médios e baixos da atmosfera, somado ao forte ao calor e à infiltração marítima.
Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).