Cerro Largo, 22 de julho de 2025. Bom dia!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 30/12/2020 13:31:20 • Agronegócio

Produtores de Cândido Godói agregam valor à produção

Agroindustrialização tem se consolidado como uma alternativa para gerar renda
Família Schneider e Dillmann reunida (Foto: Divulgação / Emater)

A agroindustrialização em Cândido Godói tem se consolidado como uma alternativa de empreendedorismo e de geração de renda no meio rural.

Até 2020, já são sete agroindústrias inclusas no Programa Estadual de Agroindústria Familiar da Secretaria Estadual de Agricultura Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). E neste mês de dezembro foi entregue o certificado de inclusão à família Schneider e Dillmann. É na Linha São João, que a família produz embutidos em um empreendimento legalizado tributária, sanitária e ambientalmente, com orientação da Emater/RS-Ascar e Serviço de Inspeção Municipal (SIM) da Prefeitura.

A vocação do município para a agroindústria também é aliada à responsabilidade de produzir da forma mais segura e ética possível. A agroindustrialização de alimentos já faz também parte da história da família Schneider. Começou pelos pais Romeu e Eni, que já incluíram as duas filhas no ramo, Ivete e seu esposo Tiago atuam em uma agroindústria de doces e salgados com os pais e Ivanda é pioneira no município de Cândido Godói na produção formal de embutidos, ao lado de seu esposo Laércio Dillmann, na agroindústria D'Schneider. "Estamos em constante qualificação e aprimoramento da produção buscando oferecer produtos de qualidade aos consumidores", afirma Ivanda.

No processo de agroindustrialização dos embutidos, Ivanda e Laércio atendem a todos os cuidados sanitários necessários no fluxo, com procedimentos operacionais padrão, higiene e uso de equipamentos de proteção individual.

Para qualificar os processos Laércio participou do curso de Boas Práticas no Centro de Treinamento da Emater/RS-Ascar de Nova Petrópolis. A extensionista Elizane Kin acompanhou a família no processo de documentação, que culminou em dezembro no certificado de inclusão no Peaf RS.

Com a adesão do município de Cândido Godói, conforme portaria da Seapdr 236/2020, a agroindústria D'Schneider está encaminhando documentos para legalização junto ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar (Susaf), que permitirá a venda dos produtos para todo o Estado.

Fonte: Deise Anelise Froelich / Emater/RS-Ascar
emater
emater/rs-ascar
agroindústria
cândido godói
schneider
dilmann
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp