Com foco na qualificação dos serviços e da atuação dos conselheiros municipais, gestores e extensionistas da Emater/RS-Ascar de aproximadamente 40 municípios das regiões Fronteira Noroeste e Missões participaram da formação Efetividade do Controle Social no Sistema Único de Assistência Social (Suas), com ênfase no fortalecimento do Conselho Municipal de Assistência Social. A ação, que integra o programa Semeando no Suas, inserido no processo de reordenamento institucional da Ascar, ocorreu na terça-feira (9/3), no auditório Iglenho Burtet, em Santo Ângelo.
O objetivo principal é promover a formação dos conselheiros municipais de assistência social para o exercício qualificado do controle social do Suas, especialmente para aprimorar a mobilização social e a participação nas conferências a serem realizadas em 2023. Essa formação é dividida em dois módulos, e o próximo encontro acontece no dia 13 de junho.
Entre as lideranças presentes estiveram a integrante do Conselho Estadual de Assistência Social, a assistente social da Emater Isolete Georg Bacca, a presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas) e presidente da Regional Missões, Priscila Nunes, a vice-presidente do Coegemas na Fronteira Noroeste, Rita Strasser, coordenador da Paulus Social, de São Paulo, Alessandro Tiese e as assistentes técnicas regionais da Emater Vanessa Mastrazeck Gnoatto e Lisete Primaz, assim como presidentes de Conselhos Municipais e extensionistas de Santo Ângelo e diferentes pontos da região.
A formação foi conduzida pelo educador do Instituto Paulo Freire (SP), que atua no programa de assessoramento da Paulus, Célio Vanderlei Moraes. O público pode aproveitar o conhecimento do educador, que é mestre em Sociologia Política e foi conselheiro Municipal e Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescentes e Conselheiro Nacional da Assistência Social.
O conteúdo programático contempla temas como Política de Assistência Social: fundamentos e atualidades; Direitos Humanos, Convivência Social, Território, Centralidade na Família e Participação dos usuários; Benefícios, Serviços, Projetos e Programas; Tipificação de Serviços Socioassistenciais; Assessoramento, Defesa e Garantia de Direitos no Suas; Conferência de Assistência Social 2023: Temas e eixos - "Reconstrução do Suas: O Suas que temos e o Suas que queremos".