


No dia 24 de outubro é celebrado o Dia Mundial de Combate à Pólio, oportunidade na qual Rotary Clubs do mundo todo promovem ações para arrecadar fundos que serão utilizados no combate final contra essa doença.
Neste ano, o Rotary Club de Cerro Largo irá participar, organizando um pedágio neste sábado, dia 23, nas ruas da cidade, quando a população será convidada a colaborar com esta nobre causa.
Poliomielite
A poliomielite é uma doença altamente infecciosa e que afeta principalmente crianças menores de cinco anos de idade.
O vírus da pólio, geralmente contraído pela ingestão de água contaminada, ataca o sistema nervoso e pode levar à paralisia dos membros inferiores ou à incapacidade respiratória. No passado, era comum que pessoas afetadas pelo vírus precisassem ficar permanentemente ligadas a uma máquina chamada pulmão de aço para sobreviver.
Embora não haja cura, a pólio pode ser prevenida pela vacina, que foi inventada em 1950. Mas o fato que revolucionou a luta contra a doença foi a criação da vacina oral em 1955, pelo Dr. Albert Sabin.
O Rotary e a vacinação
Em 1979, diversos Rotary Clubs financiaram a vacinação de seis milhões de crianças nas Filipinas. A iniciativa serviu de embrião para a criação da Pólio Plus, o primeiro e maior esforço coordenado do setor privado em apoio à saúde pública, um projeto liberado pelo Rotary Internacional e que é responsável por reduzir os números de infectados no mundo em 99,9%.
Em 1988, a doença estava presente em 125 países, com 350.000 novos casos todos os anos. Hoje, a doença ainda é endêmica em apenas algumas regiões do Paquistão e do Afeganistão. Nestes mais de 30 anos da campanha, o Rotary Internacional já destinou mais de US$ 2 bilhões na luta contra essa doença.
O grande problema é que enquanto a doença não estiver erradicada em todo o mundo, as crianças correm o risco de se contaminar, sendo necessário manter a vacinação em todo o mundo. Se todos os esforços de erradicação parassem hoje, dentro de 10 anos, a doença poderia paralisar até 200.000 crianças por ano.
Para conseguir completar a erradicação da pólio nos dois países onde ela ainda persiste do modo endêmico, o Rotary lançou a campanha End Polio Now, visando arrecadar recursos para livrar o mundo de vez da doença.