


Reconhecido como pioneiro no plantio direto no Brasil, o pesquisador e produtor rural Herbert Bartz morreu no dia 29 de janeiro de 2021, aos 83 anos de idade, em Rolândia (PR).
O legado da técnica amplamente difundida e adotada no Brasil vem contribuindo no aumento da produção da produtividade e da rentabilidade com respeito ao meio ambiente.
Herbert Bartz encontrou nos agricultores Franke Dijkstra e Manoel Pereira amigos e parceiros muito fortes para adotar e auxiliar na difusão do plantio direto no Paraná e outros estados do Brasil.
EXCURSÃO MISSIONEIRA
Em 1994, a Associação dos Municípios das Missões (AMM) organizou uma excursão focada no Agro, aos estados de Santa Catarina e Paraná, com prefeitos e convidados.
Do município de Cerro Largo, sob a coordenação do prefeito Adair Trott, também participaram desta viagem de estudos o Secretário da Agricultura, o Presidente do Sicredi Serro Azul e o técnico agrícola Breno Ely do escritório municipal da Emater/RS-Ascar.
A extensa programação contemplou uma visita à propriedade de Franke Dijkstra, no município de Carambeí (PR) que implantou a inovação em 1976.
Na ocasião o engenheiro agrônomo Richard, filho de Franke, detalhou o processo de implantação e condução do plantio direto na fazenda.
BENEFÍCIOS DA TÉCNICA
Os benefícios proporcionados pelo plantio direto, lembrados na ocasião pelo Richard:
- SUSTENTABILIDADE dos recursos naturais;
- Preservação AMBIENTAL;
- REDUÇÃO de custos;
- Maior retenção e infiltração de ÁGUA NO SOLO;
- Redução da erosão e perda de NUTRIENTES;
- Evita assoreamento de RIOS;
- AJUDA a enriquecer o solo;
- ECONOMIA de combustíveis;
- REDUZ a compactação do solo;
- MENOR DESGASTE dos implementos agrícolas.