Cerro Largo, 19 de abril de 2025. Bom dia!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 22/01/2025 13:22:55 • Segurança Pública

72 mulheres assassinadas no Rio Grande do Sul em 2024

Polícia Civil divulgou o Mapa dos Feminicídios referente ao ano passado
Imagem meramente ilustrativa (Foto: Canva)

A Polícia Civil gaúcha divulgou, na terça-feira (21/01), o Mapa dos Feminicídios referente ao ano de 2024

O documento demonstra a realidade dos números envolvendo feminicídios no Rio Grande do Sul durante todo o ano passado, quando 72 casos de feminicídios consumados foram registrados no estado. Comparando esse dado com o ano de 2023, houve redução de 15% nos casos.

O Mapa ainda demonstra que 72% dos agressores foram presos ou apreendidos. Até 31 de dezembro de 2024, 79% dos Inquéritos Policiais foram remetidos ao Poder Judiciário. Os registros de feminicídios consumados em 2024 foram registrados em 50 municípios gaúchos, enquanto que em 2023 foram 62 municípios que tiveram registro desse tipo de crime.

Os dados do Mapa de Feminicídios são oriundos do Observatório de Violência Doméstica da Secretaria Estadual da Segurança Pública, compilados e analisados pela Divisão de Proteção e Atendimento à Mulher do Departamento Estadual de Proteção a Grupos Vulneráveis.

A criação de Salas das Margaridas é uma das ações que visa atenuar a taxa de feminicídios. São espaços especializados no acolhimento de vítimas de violência doméstica, familiar e de gênero por meio de um ambiente amplo, reservado e equipado com policiais capacitados para o atendimento às vítimas, sendo instaladas em Delegacias de Polícia que não são especializadas e são, atualmente, uma das principais políticas públicas da Instituição pelo fim da violência contra a mulher.

Fonte: O Sul
Mapa de Feminicídios
Feminicídio
Violência Doméstica
violência contra a mulher
Salas das Margaridas
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp