


O curso, ofertado pela Sicredi União RS em parceria com o Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria, tem por objetivo proporcionar qualificação aos coordenadores de núcleo, baseado no quinto princípio do Cooperativismo - Educação, Formação e Informação a fim de promover ações que contribuam para o desenvolvimento de líderes no movimento cooperativista.
Para a coordenadora de Núcleo em Giruá, Danieli Carlson Writzl Vieira, a oportunidade foi proveitosa. "As teorias com a troca de experiências da turma trouxeram grande conhecimento para os envolvidos nesse processo de formação. A metodologia aplicada nos permitiu conhecer mais da história e dia a dia dos processos da Cooperativa. Tudo isso alinhado a conteúdos atuais e dinâmicos que nos auxiliarão na vida pessoal e profissional. Gratidão pela oportunidade", disse Danieli.
Por isso, o curso de Formação de Coordenadores de Núcleo em Cooperativismo é uma oportunidade e incentivo aos associados coordenadores de núcleo aprofundarem os estudos e vivência do cooperativismo, contribuindo para o desempenho das atividades como coordenadores com ainda mais compromisso e conhecimento.
Nilson Fortunato Guidolin, coordenador de Núcleo em Santa Rosa, salientou que o curso se baseou em três grandes pilares: a Universidade, o Sicredi e a turma de coordenadores. "A UFSM tem excepcionais professores, todos com diplomacia, conhecimento e empatia transmitiram a sua sabedoria nas matérias ministradas no curso. O Sicredi oportunizou a nós termos um conhecimento profundo sobre cooperativismo, administração financeira, marketing, criatividade e tantas outras disciplinas. Estamos gratos e motivados para cada vez mais vestir a camiseta de que nos orgulha. E por fim, a nossa turma de coordenadores, vindos dos mais distantes municípios com formação totalmente diferente, mas com espírito de grupo fez com que pudéssemos ter uma interação e um aproveitamento excelente de tudo que foi oportunizado", relatou Guidolin.
A turma de 45 coordenadores que se formou no último dia 29, em Santa Rosa, teve 12 meses de aulas, presenciais e a distância, divididas em três módulos: conhecimentos básicos, cooperativismo e gestão de cooperativas.