


A URI Cerro Largo firmou convênio com o Município de Cerro Largo para assistir adolescentes com medidas socioeducativas a cumprir, aquelas caracterizadas por serviços prestados à comunidade.
O termo de parceria foi assinado na quinta-feira (11/11), no campus da universidade, pelo prefeito Paulo Kipper, pelo diretor interino da URI Cerro Largo, Renzo Thomas, e pela secretária municipal do Trabalho e Assistência Social, Fabiana Sodré.
A universidade irá oferecer seu espaço físico e uma proposta educativa a esses adolescentes, para que se reintegrem à sociedade reabilitados do ato infracional cometido.
Essa assistência se dará em forma de aulas, palestras e participação em projetos dos cursos de graduação ou de extensão, nos quais a leitura e as atividades comunitárias ou com cunho social estejam presentes.
"Entre nossas atribuições está a de proporcionar um ambiente cultural e social de vivências e aprendizado para esses jovens, com prática de tarefas lúdicas, didáticas e interessantes, afastando o caráter laboral ou punitivo do cumprimento da medida", explica o diretor da URI, Renzo Thomas.
O objetivo da parceria é proporcionar um acompanhamento responsável e de apoio ao adolescente para que ele possa construir um novo caminho de vida, valorizando sua identidade e desenvolvendo habilidades que ampliem suas possibilidades e escolhas dentro da sociedade.
Cada jovem terá um plano individual de atendimento, que será elaborado pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), ligado à Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social, em conjunto com a família do jovem e a URI Cerro Largo.