A Delegacia de Polícia Civil de Porto Xavier, sob coordenação do delegado Anderson Pettenon, deflagrou a segunda fase da denominada Operação CEPA, ofensiva de combate ao tráfico de drogas em Porto Xavier.
As investigações apontam a existência de grupo criminoso identificado, responsável pela distribuição de venda de cocaína na região da fronteira, inclusive com ramificação na região metropolitana.
A primeira fase da operação se deu no final de abril, onde parte do grupo criminoso já havia sido preso. Identificou-se que os investigados têm relação com recente onda de violência na região, incluindo homicídios que têm como motivação a disputa de grupos criminosos rivais.
As investigações apontaram, ainda, a participação também de indivíduos que já se encontram recolhidos no sistema prisional gaúcho.
Em Porto Xavier, foram presos dois homens, sendo executadas também ordens de busca e apreensão. Em Santiago, outro indivíduo foi capturado nesta manhã. As investigações persistem.
A ação contou com apoio de policiais civis das Delegacias de Polícia de São Luiz Gonzaga, Roque Gonzales, Dezesseis de Novembro, São Nicolau e Pirapó, além de policiais civis das Dracos de São Luiz Gonzaga e Santiago, sendo que estes executaram mandados de busca e prisão na moradia de um suspeito e no presídio local.
Um veículo e demais objetos de interesse da investigação foram apreendidos.
O inquérito policial será encaminhado à justiça no prazo legal.