Na quinta-feira (15/6), o paratleta cerro-larguense Jean Oliveira da Silva sagrou-se campeão brasileiro dos 1.500 metros, categoria T12 (atletas com baixa visão), e ainda quebrou o recorde do campeonato, com o tempo de 4min10s.
E na manhã deste sábado (17/6), Jean novamente subiu no lugar mais alto do pódio, após conquistar a medalha de ouro na prova dos 5.000 metros.
Jean atualmente reside e treina em Horizontina.
A COMPETIÇÃO
O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, recebeu a inscrição de 612 atletas para a disputa do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo, que iniciou quinta (15) e termina hoje (17), em provas de pista e campo. No domingo, 18, ainda haverá a realização do Desafio CPB da modalidade no mesmo local.
Os Campeonatos Brasileiros começaram a ser organizados e realizados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) em 2018. Desde então, apenas em 2020 não houve competições, devido à pandemia de Covid-19.
Neste ano, o Brasileiro da modalidade novamente reúne medalhistas paralímpicos e jovens promessas do paradesporto brasileiro. Diversos atletas que subiram ao pódio nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 estão presentes.