A solidariedade continua movendo o Rio Grande do Sul. Nesta semana, sensibilizados com as dificuldades enfrentadas nas regiões atingidas pelas enchentes, voluntários do município de Sete de Setembro, enviaram donativos à Picada Café, na encosta da Serra Gaúcha. Mais do que bens materiais, em meio às doações foram representados a cultura local e o resgate de memórias afetivas.
As doações foram enviadas gratuitamente pelos Correios nesta quinta-feira (20/06). A organização do material contou com o apoio da Prefeitura de Sete de Setembro e escritório municipal da Emater/RS-Ascar. Em Picada Café, a extensionista Elisete Beatriz Benke, a Defesa Civil e parceiros locais, aguardam a chegada das doações para então entregar às famílias necessitadas.
Devem chegar bolachas caseiras produzidas por quatro grupos de mulheres assessorados pela extensionista da Emater Jacinta Maria Raach Henckes, com o tempo, o carinho e a matéria-prima gentilmente doados pela comunidade. Outros Clubes de Mães estão na escala para produzir bolachas para doação no mês de julho, uma forma de manter a constância de envio de alimentos.
Materiais de limpeza e de higiene arrecadados durante os Jogos Rurais Sol a Sol, promovidos pela Emater, Prefeitura, Clube União e Capela São Roque, também estiveram entre as doações encaminhadas nesta semana.
Ações como essa reforçam vínculos afetivos e comunitários entre os que preparam as doações e estendem acolhimento aos que recebem. Outras iniciativas solidárias também estão sendo organizadas na região Noroeste, diante da dimensão da necessidade decorrente dos efeitos da enchente de maio e em virtude do retorno das chuvas e do frio.