Na madrugada desta segunda-feira (6/6), por volta das 2h, o efetivo da Brigada Militar, por meio das câmeras de videomonitoramento, constatou que um homem estava apontando uma arma de fogo para um grupo de pessoas (em via pública).
O fato ocorreu próximo a um estabelecimento comercial (bar), localizado na área central da cidade.
Após o flagrante visualizado nas câmeras de vigilância, a guarnição foi despachada, via rádio, até a Rua Helmuth Schimidt, e de acordo com as características repassadas, abordou um homem, de 35 anos de idade, que portava em sua cintura uma pistola, calibre .380, modelo 938, marca Taurus, municiada e alimentada com 16 munições (intactas), e um carregador sobressalente com 15 munições.
No momento da abordagem policial, ele foi visualizado com uma lata de cerveja, e apresentava hálito elítico.
O abordado, que é proprietário da arma-letal, apresentou uma autorização que permite o porte e o trânsito por se tratar de arma de caçador de subsistência, porém devido às condutas ilegais praticadas em desacordo com o Estatuto do Desarmamento - Lei 10.826/2003, onde prevê que a autorização de porte da arma de fogo perde automaticamente a eficácia, quando o portador é detido em estado de embriaguez, além de que o suspeito sacou e apontou a arma de fogo em via pública, gerando risco aos pedestres que circulavam próximo ao local.
Diante do exposto, a autoridade policial plantonista da Delegacia de Pronto Atendimento de Santo Ângelo (DPPA) foi comunicada da situação, onde determinou que fosse lavrada uma Comunicação de Ocorrência Policial (BO-COP), e a apreensão do material. O suspeito foi liberado após a confecção da ocorrência.