O prefeito de Santo Ângelo, Jacques Barbosa, convocou reunião do Comitê Temporário de Enfrentamento ao novo Coronavírus para a manhã deste sábado (27/6), para a conferência das planilhas que, segundo o Governo do Estado, apresentaram piora nos índices.
À tarde, Jacques deverá reunir-se por videoconferência com os prefeitos da AMM para debater a indicação de bandeira vermelha para as Missões. O prefeito reafirmou que se houver falha nos números a região irá recorrer da indicação. Caso contrário, a região irá adotar as restrições da bandeira vermelha.
O secretário municipal de Saúde, Luis Carlos Cavalheiro, reconheceu que o aumento do número de casos, de internações hospitalares e da circulação do vírus, não apenas em Santo Ângelo, mas em São Luiz Gonzaga e em São Borja, somados aos óbitos em função do surto da Covid-19 no Lar Isabel de Oliveira Rodrigues, na capital missioneira, contribuíram para a imposição da bandeira vermelha. Segundo Cavalheiro, a reunião deste sábado deverá apontar os caminhos que as prefeituras irão adotar, se há meios para recorrer da decisão ou acatam as restrições.
O prazo para o envio dos recursos termina às 8h de domingo, 28. Até à tarde da segunda-feira, 29, o Gabinete de Crise analisará os dados enviados e rodará o mapa novamente, cuja definição final será divulgada na segunda à tarde. As bandeiras definitivas passam a valer, portanto, a partir de terça-feira, dia 30.