Cerro Largo, 29 de janeiro de 2022. Boa Madrugada!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 2022-01-13 12:41:51

Indicadores Sociais e Políticas Públicas

Uma das necessidades atuais é maior participação da sociedade na gestão pública
Cláudia Jussara Harlos Heck (Foto: Arquivo Pessoal)

Cláudia Jussara Harlos Heck
Mestranda do Programa Pós-Graduação Desenvolvimento e Políticas Públicas - Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS Campus Cerro Largo, e-mail: [email protected]

Atualmente é imprescindível haver um direcionamento de estudos referente ao planejamento, criação e execução de políticas públicas que possam suprir às demandas da sociedade e seus impactos econômicos e sociais sobre a realidade local. Uma das necessidades é maior participação da sociedade na gestão pública, seja federal, estadual ou municipal, levando em consideração que o Brasil é um país democrático.

A gestão pública deve proporcionar meios acessíveis para que a sociedade desempenhe seu papel de cidadão participativo com base em seu projeto político de desenvolvimento para que haja condições básicas de igualdade e cidadania visando desenvolvimento capaz de acompanhar os avanços científicos e tecnológicos baseados em indicadores sociais. Implementar políticas que surtem os resultados dos programas baseados nos indicadores sociais, é fundamental. De acordo com JANNUZZI (2002), "Se bem empregados, os indicadores sociais podem enriquecer a interpretação empírica da realidade social e orientar de forma mais competente a análise, formulação e implementação de políticas sociais" (p. 53).

Ao referir-se aos indicadores, sejam eles a nível Federal, Estadual ou Municipal é preciso levar em consideração que mais do que dispor de instrumentos sofisticados na avaliação de programas, projetos e políticas públicas que ainda de acordo com Höfling "é fundamental se referir às chamadas "questões de fundo", as quais informam, basicamente, as decisões tomadas, as escolhas feitas, os caminhos de implementação traçados e os modelos de avaliação aplicados, em relação a uma estratégia de intervenção governamental qualquer" (2001, p.1).

O processo de gestão resume-se em comprometimento com a sociedade, baseado em dados reais para que haja ações coerentes. Com um sistema de informações fiel é possível que surjam ideias de como organizar o sistema de gerenciamento do gestor nos mais diversos setores beneficiando às demandas sociais. Urge uma profunda discussão e avaliação dos problemas e necessidades oriundas das mais diversas mudanças econômicas e sociais e de oferecer políticas públicas inovadoras, ações e projetos que possam vir a promover um desenvolvimento sustentável e democrático. Através de projetos, ações e políticas públicas prevê-se um desenvolvimento de maneira interdisciplinar, logicamente se forem baseados em indicadores sociais. De acordo com JANNUZZI (2002) "a avaliação de políticas públicas requer indicadores de diferentes naturezas".

Em qualquer área, principalmente quando se fala em gestão pública, não basta executar, é fundamental investigar, avaliar, e neste viés, está a importância de acompanhar os indicadores nos mais diversos setores municipais visualizando a política do desenvolvimento, levando em consideração as mudanças científicas e tecnológicas que estão diretamente ligadas aos indicadores. Assim, os recursos poderão ser aplicados de forma satisfatória.

REFERÊNCIAS
HÖFLING, E. de M.. Estado e políticas (públicas) sociais. Cadernos CEDES [online]. 2001, v. 21, n. 55, pp. 30-41. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/pqNtQNWnT6B98Lgjpc5YsHq/abstract/?lang=pt#ModalArticles Acesso em: 10 jan. 2022.

JANNUZZI, P. de M., Considerações sobre o uso, mau uso e abuso dos indicadores sociais na formulação e avaliação de políticas públicas municipais. Revista de Administração Pública, Volume 36, nº 1, p. 51-72, 2002. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/view/6427 Acesso em: 11 jan. 2022.

Fonte: Cláudia Jussara Harlos Heck
indicadores sociais
políticas públicas
gestão pública
CONTINUE LENDO