Cerro Largo, 25 de novembro de 2024. Boa Madrugada!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 15/07/2023 13:18:54 • Meteorologia

Rigor do inverno após a fúria do ciclone

Serão cinco ou seis dias seguidos em que o RS terá mínimas ao redor ou abaixo de zero
Crédito: Freepick

O centro do ciclone extratropical que deixou mortos e estragos em estados no Sul e no Sudeste do Brasil entre quarta-feira e a quinta estava no final de ontem (14/7) sobre o Atlântico, a cerca de 2.500 quilômetros a Sudeste da costa gaúcha, e pelas projeções dos modelos o centro de baixa pressão vai estar ao Sul do continente africano na segunda-feira.

O que cobre o Sul do Brasil agora é um centro de alta pressão associado a uma massa de ar seco e frio que será responsável por uma sequência de madrugadas frias até metade da semana que vem. Serão, assim, várias noites e madrugadas seguidas de temperatura muito baixa com geada em grande número de cidades do Sul do país.

O ingresso do ar polar, ainda sob a presença de umidade da circulação ciclônica, trouxe chuva congelada em Urubici e neve fraca em São Joaquim, no Planalto Sul Catarinense.

Com o tempo mais aberto, vento calmo e o perfil muito mais seco da atmosfera, as madrugadas a partir deste sábado terão mínimas muito mais baixas. A grande maioria das cidades gaúchas deve ter marcas abaixo de 5ºC todos os dias nas mínimas até quarta-feira, incluindo a Grande Porto Alegre.

O tempo no Rio Grande do Sul neste sábado será influenciado pela massa de ar frio associada ao centro de alta pressão entre o Sul e o Sudeste do Brasil. O sol aparece em todo o estado, mas devem ser esperadas nuvens na maioria das localidades. Espera-se neblina ou nevoeiro cedo em diferentes pontos, sobretudo perto de rios e vales, devido ao intenso resfriamento noturno.

O amanhecer deste sábado foi gelado no Rio Grande do Sul e será um dos mais frios deste ano no território gaúcho.

Em muitas cidades, o período que vai até quarta-feira será o mais frio deste ano e do inverno pela sucessão de cinco a seis dias de frio intenso durante a noite com geada. Serão cinco ou seis dias seguidos em que o estado gaúcho terá mínimas ao redor ou abaixo de zero.

Uma área de baixa pressão na costa da Argentina, que dará origem a um ciclone distante do Rio Grande do Sul no Atlântico no começo da semana, vai impulsionar ar mais frio para o estado na segunda-feira e acabará prolongando o período de temperatura baixa até quarta ou quinta da semana que vem.

Como consequência, as máximas que se elevam neste fim de semana durante a tarde tendem a cair no começo da semana. Máximas baixas com tardes frias, mesmo com a presença do sol acompanhado de nuvens, devem ser esperadas no Rio Grande do Sul na primeira metade da semana.

Fonte: MetSul Meteorologia
meteorologia
previsão
tempo
frio
inverno
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp